09 abril, 2021

Precisamos falar de Ednardo

Ednardo, nome artístico de José Ednardo Soares Costa Sousa (Fortaleza, Ceará, 17 de abril de 1945), é um cantor/compositor brasileiro e um dos integrantes do chamado "Pessoal do Ceará". Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atuou também no cinema e teatro, criando para estes trilhas musicais. Em 1979, foi protagonista do movimento "Massafeira", que reuniu vários artistas cearenses, inclusive o poeta sertanejo Patativa do Assaré, no Teatro José de Alencar, onde foi gravado o disco homônimo. Dentre seus maiores sucessos constam: "Terral", "Longarinas", "Artigo 26", "Pavão Mysteriozo", "Enquanto engoma a calça", "A manga rosa", "Beira-mar", "Carneiro", "Lagoa de Aluá", "Flora", "Ausência" etc.
==================================================
Postagens em "EntreMentes" e "Linha do Tempo":
Terral | Enquanto engoma a calça | áudio Vicente Celestino | Art. 26 | Pavão Mysteriozo
http://blogdopg.blogspot.com/2017/09/novissimo-farol.html c/ vídeo de "Terral"
http://blogdopg.blogspot.com/2013/01/enquanto-engoma-as-calcas.html c/ vídeo de "Enquanto engoma a calça"
http://blogdopg.blogspot.com/2019/01/a-voz-orgulho-do-brasil.html c/ áudio 2 de "Rasguei o teu retrato"
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2019/09/o-pao.html c/ link para "Artigo 26"
http://blogdopg.blogspot.com/2020/09/pavao-mysteriozo.html c/ vídeo de "Pavão Mysteriozo"
==================================================
Comentário A batida nostálgica e processional do maracatu está presente em várias composições dele, perpassa como um referencial de resistência, grande parte de seu trabalho. Tem maracatu no "Pavão Mysteriozo", em "Longarinas", em parte de "Terral", e mais acintosamente em "Cauim" e "Maracatu Estrela Brilhante".
http://ednardo.art.br/novo/materi07.php Gilmar de Carvalho
==================================================
Ednardo:
"Na recente manifestação em desapreço à democracia brasileira, foram às raias da insanidade, gritando pelo fechamento do congresso, volta de regime militar, prisões no STF e outras demonstrações de ódio extremista, e subserviência de nosso país a outros governos. Seria de se esperar em evento deste tipo. Mas então colocaram a música Pavão Mysteriozo, gravada de meu disco e com minha voz, em um dos caminhões de som para o público cantar, como se eu tivesse dando um aval."
==================================================
2021 Ednardo surpreende a internet ao contar a verdadeira história por trás de sua canção "Ausência", uma das faixas do álbum "O Romance do Pavão Mysteriozo".

O autor conta à revista Forum sobre o encontro que virou canção com a moça que morreu na guerrilha do Araguaia.

Nenhum comentário: