29 abril, 2021

Autenticação biométrica usando o estalo de dedo. Estudo

Quando se trata de sistemas de autenticação biométrica há muitos para escolher: a impressão digital, o reconhecimento do rosto, da mão, das características do olho (íris e retina), da voz, do odor corporal etc. etc. Mas nenhum é 100% perfeito, então há sempre uma demanda nessa área por melhoria e inovação.
Em 2016, equipes de pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia da Computação da Ocean University of China e da Escola de Ciência da Computação e Engenharia da University of New South Wales, Sydney, Austrália, propuseram (e testaram) um novo método de autenticação: o reconhecimento do estalo de dedo (snapping).
"A segurança dos dispositivos inteligentes é motivo de uma grande preocupação hoje em dia. Por exemplo, vários métodos foram aplicados para autenticação de usuário em smartphones e relógios inteligentes, como senha, PIN e impressão digital. Eles podem ser facilmente roubados por invasores ou precisam de sensores extras para entrada. Neste artigo, um novo recurso biométrico, o estalo de dedo, é aplicado para autenticação de pessoas. O som do dedo estalando é fácil de capturar com o microfone embutido nos dispositivos inteligentes. Além disso, é fácil de executar e não requer lembrança explícita, pois o estalar de dedos depende apenas da memória muscular."
"Estalar os dedos é o ato de fazer o som pelo impulso de um dedo contra a palma da mão. Isso é feito juntando o polegar com outro dedo (geralmente o indicador) e, em seguida, movendo o outro dedo imediatamente para baixo para atingir a palma. Tal ato de estalar o dedo envolve características fisiológicas que se referem a traços herdados que estão relacionados ao corpo humano, já que o som do estalo do dedo é diferenciado pelo tamanho da palma da mão, forma de encaixe do dedo e textura da pele. Além disso, também envolve características comportamentais que se referem ao padrão aprendido de uma pessoa, pois é o movimento do dedo que cria o som."
http://www.improbable.com/2020/10/12/person-authentication-using-finger-snapping-study/
Yang Y., Hong F., Zhang Y., Guo Z. Person Authentication Using Finger Snapping - A New Biometric Trait. In: http://doi.org/10.1007/978-3-319-46654-5_84 (O texto completo pode ser encontrado aqui.)

N. do E.
Outro interessante traço biométrico a ser estudado como autenticação de indivíduo: penso que seria o Tsk tsk! Fica a sugestão.

Nenhum comentário: