14 abril, 2021

A Cantata do Café

Bach gostava de comer e beber bem, escreveu uma ode ao fumo e ao fumo do cachimbo (BWV 515) e gostava de café (então uma novidade em Leipzig) o suficiente para escrever uma cantata secular sobre isso (BWV 211). Além disso, o fato de ter gerado vinte filhos sugere que havia ainda outros prazeres de que gostava muito. (Infelizmente, apenas metade de suas crianças sobreviveram até a idade adulta. Quatro delas se tornaram famosos como músicos: W. Friedemann Bach , CP Emmanuel Bach , JG Friedrich Bach e J. Christian Bach . Um quinto também buscou essa carreira, mas morreu aos 24 anos, sem deixar composições.)


Bach's Coffee Cantata BWV 211 (título em alemão: Kaffeekantate) e a Peasant Cantata BWV 212 são seculares e muito leves. Os libretos são inócuos e às vezes tolos; no entanto, há uma brincadeira e uma alegria de viver que os redime. A música de Bach é como sempre gloriosa e traz bem à tona a diversão e a alegria.
Na Cantata do Café temos um pai muito chateado porque sua filha anseia por café (por causa da cafeína). Ele está determinado a livrá-la do hábito. O pai, tentando controlá-la, lista uma série de privações às quais sua filha estará sujeita se não parar de beber. A cada uma, ela inicialmente responde que aceitará de bom grado as privações para continuar bebendo seu amado café. Mas, quando ele menciona a retirada de uma oferta de casamento, ela diz que prefere um marido a um café. O libreto de Picander termina neste ponto, mas Bach acrescentou um recitativo em que a filha nos diz que seu contrato de casamento incluirá o direito de tomar café a qualquer hora que quiser. É tudo feito de forma divertida e uma boa performance reflete isso.
Fontes
http://spinstrangenesscharm.wordpress.com/2021/03/23/bach-baptism-day-post-the-curious-tale-of-the-zippelfagottist-bell-end-bassoonist-and-bachs-only-sword-fight/
http://www.bach-cantatas.com/Performers/Tafelmusik-C1.htm
http://www.bach-cantatas.com/BWV211.htm
http://www.naxos.com/catalogue/item.asp?item_code=8.550641

14 de abril Dia Mundial do Café
24 de maio Dia Nacional do Café
1.º de outubro Dia Internacional do Café

Nenhum comentário: