03 abril, 2021

Um estatístico acidental

George E. P. Box (18/10/1919, Kent, Inglaterra – 28/03/2013, Madison, Wisconsin), após ser longamente aplaudido de pé, por uma multidão de centenas de fãs, no JMP Discovery Summit, em 2009, onde fora discursar sobre suas relevantes contribuições na área da Estatística:
"Eu me sinto como o filho do sultão em seu 21º aniversário quando foi presenteado com 21 virgens. Eu sei o que fazer. Só não sei por onde começar!"
\o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o /

An Accidental Statistician
George Box, 2010
😃 Eu quero contar como eu virei um estatístico. Eu nasci, é claro, na Inglaterra, e em 1939 ... quando a guerra estourou em setembro daquele ano, embora eu estivesse perto de me formar em Química, abandonei o curso e entrei para o Exército. Eles me colocaram no Engineers (e quando vejo uma ponte, ainda me pego calculando onde colocaria as cargas para explodi-la).
Antes que eu pudesse realmente fazer qualquer coisa, fui transferido para uma estação experimental altamente secreta no sul da Inglaterra. Na época, eles bombardeavam Londres todas as noites, e nosso trabalho era ajudar a descobrir o que fazer se, uma noite, eles usassem gás venenoso.
Alguns dos melhores cientistas da Inglaterra estavam lá. Fiz muitos experimentos com pequenos animais, eu era um assistente de laboratório fazendo determinações bioquímicas, meu chefe era um professor de fisiologia fardado de coronel, e eu estava fardado de sargento.
Os resultados que estava obtendo eram muito variáveis e disse ao meu coronel que o que realmente precisávamos era de um estatístico.
Ele disse: "Não podemos conseguir um, o que você sabe sobre isso?" Eu respondi:"Nada, uma vez tentei ler um livro de alguém chamado Fisher, mas não entendi". Ele prosseguiu: "Você leu o livro, é melhor entendê-lo", então eu disse: "Sim, senhor". [...]

Nenhum comentário: