08 abril, 2021

O primeiro automóvel americano encontra a primeira lombada americana

Em março de 1906, os moradores de Chatham Borough, Nova Jersey, começaram a construção de um dispositivo de controle de velocidade - faixas de pedestres com cinco polegadas de altura, construídas com lajes e paralelepípedos.
Sua criação foi um plano para desacelerar o "ritmo muito rápido" (16 a 24 quilômetros por hora) dos novos carros que começavam a tomar as ruas do bairro. Em 22 de abril de 1906, com grande alarde, muitos espectadores montaram assentos. Vendedores de cachorros-quentes e pipocas apareceram para servir o crescente grupo de espectadores.
No dia seguinte, jornais locais relataram as consequências dos recém-descobertos redutores de velocidade. Aqui está um trecho de um artigo do New York Times, de 23 de abril:
"Havia várias pessoas no carro. E, quando os pesados ​​pneus de borracha atingiram a elevação, ouviu-se um batecum na máquina... e o carro saltou vários metros no ar. Óculos, chapéus, uma chave inglesa, bombas laterais, grampos de cabelo e outros artigos voaram em todas as direções. A multidão aplaudiu e concluiu que o plano da cidade era eficaz. As lombadas instaladas pelos funcionários da cidade de Chatham, para conter a velocidade dos automóveis pela cidade, tiveram seu primeiro teste ontem e provaram ser um decisão bem-sucedida."

Nenhum comentário: