05 abril, 2021

O rei que se tornou um pirata

Quando você pensa em uma convergência entre um rei e um pirata, vai se surpreender ao descobrir que isso aconteceu a um  governante descendente dos vikings.
Eric VII era rei da Dinamarca desde os sete anos de idade, e esse domínio acabou por incluir também a Noruega e a Suécia. Ele era um governante impopular, travando guerras mal concebidas e cobrando impostos, até que os suecos começaram a se rebelar e os nobres se articularam para derrubá-lo. E ele nem tinha herdeiro. Esses assuntos vieram à tona em 1438.
Com as paredes fechando, Erik viu que seu destino estava selado. Ele decidiu deixar o país com a arca do tesouro real, algumas das joias da coroa, os acessórios reais e a bandeira histórica do país. Ele sabia para onde estava indo: juntar-se aos piratas.
Os piratas em questão eram homens desgastados pelo mar que durante anos criaram medo e destruição entre os comerciantes e nobres da Suécia, Dinamarca e cidades alemãs conhecidas como Liga Hanseática. Os inimigos dos piratas - a nobreza que já foi amiga do rei Erik - eram as mesmas pessoas com quem ele agora se encontrava em desacordo. Então, naturalmente, os inimigos de seus inimigos se tornaram seus amigos.


(imagem: http://www.neatorama.com/2020/04/22/The-King-Who-Became-a-Pirate)

Erik passou uma década inteira como rei pirata, sempre esperando voltar ao poder no país que acreditava ser dele. Mas quando seu sobrinho, Christoffer, do Bayern, morreu repentinamente - sem filhos e com 31 anos de idade -, seus compatriotas trouxeram um novo rei de uma linhagem diferente, Christian o Primeiro.
Erik finalmente perdeu a esperança de recuperar o trono. Com a morte de seu sobrinho, a linhagem real de sua família, que remonta aos antigos reis vikings, chegou ao fim. Não havia mais nada por que que lutar. Ele voltou a seu local de nascimento, Pomerania, e morreu lá aos 77 anos.

Extraído de: The King Who Became a Pirate, Narratively

Nenhum comentário: