04 abril, 2021

Lobos do mar

"Quando alguém me pergunta como eu posso melhor descrever minha experiência em quase 40 anos no mar, eu simplesmente digo: sem intercorrências. Claro que houve tempestades de inverno, vendavais, nevoeiros e coisas do tipo, porém em toda minha experiência nunca estive em qualquer tipo de acidente que vale a pena se falar a respeito. Apenas em uma ocasião vi uma embarcação em perigo em todos os meus anos no mar. Eu nunca vi um naufrágio ou estive em um naufrágio, nem estive em qualquer situação que ameaçava acabar em um desastre de qualquer tipo. Perceba, eu não sou um bom material para uma história." – Edward Smith, capitão do RMS Titanic.
http://blogdopg.blogspot.com/2016/03/sem-intercorrencias.html

Conheça agora U-1206 e seu orgulhoso comandante de 27 anos de idade, Karl-Adolf Schlitt. Em 14 de abril de 1945, Schlitt e seu submarino estavam há oito dias em sua primeira patrulha de combate na guerra. O submarino espreitava a 200 pés abaixo da superfície do Mar do Norte, quando Schlitt decidiu que ele mesmo ia manusear os equipamentos do WC. Mas Schlitt não fora treinado na moderna tecnologia hidrossanitária daquele submarino. Então, ele chamou às pressas um engenheiro da tripulação para ajudá-lo, o qual, por sua vez, acionou a válvula errada e ... 
http://blogdopg.blogspot.com/2016/02/o-submarino-afundado-por-seu-wc-de-alta.html

Em tempos de paz, a pior tragédia marítima ocorreu no choque do ferry filipino MV Doña Paz com o petroleiro MT Vector, em 20 de dezembro de 1987, no Estreito de Tablas, nas Filipinas (imagem ao lado). Produziu acima de 4.000 mortes. Apesar de ter a capacidade oficial de 1.500 passageiros, o Doña Paz estava sobrecarregado de pessoas que haviam comprado passagens de forma ilegal, como reconheceram depois os órgãos oficiais que apuraram as causas dessa tragédia.
http://blogdopg.blogspot.com/2011/09/o-titanic-da-asia.html

Os brasileiros não conseguiram repetir em 2000 o que os portugueses fizeram em 1500. O governo federal e um grupo de empresas investiram 3,5 milhões de reais na construção de uma réplica incrementada com motores e camarotes da nau capitânia usada por Pedro Álvares Cabral. O objetivo era fazer a viagem entre Salvador e Santa Cruz Cabrália, a tempo de participar da festa dos 500 anos. Um festival de defeitos fez com que a embarcação voltasse rebocada para o porto de origem. A caravela pifou, Rafael Greca foi demitido, índio apanhou no dia de sua festa. Nem carnavalesco teria imaginação para esse enredo.
http://blogdopg.blogspot.com/2015/04/a-redescoberta-do-brasil.html

"Volte para bordo. Isto é uma ordem. Não há nada mais para você considerar. Parece que você abandonou o barco. Eu estou dando as ordens agora. Volte para bordo. Está claro? Volte para o navio, caralho!" (Capitão Gregorio de Falco, da guarda costeira italiana, ao Capitão Schettino, comandante do navio Costa Concordia)
http://blogdopg.blogspot.com/2012/01/vada-bordo-cazzo.html

Após uma semana especialmente difícil no Canal de Suez, o capitão do megacargueiro Ever Given volta para casa (foto).
http://twitter.com/EntreMentes/status/1378355429592424448

Tradução: Eu tentando mudar minha vida

Nenhum comentário: