20 abril, 2021

O desafio dos problemas científicos

Se você caminhar pela rua, encontrará uma série de problemas científicos. Destes, cerca de 80 por cento são insolúveis, enquanto 19,5 por cento são triviais. Nesse caso, talvez haja 0,5 por cento em que habilidade, persistência, coragem, criatividade e originalidade podem fazer a diferença. É sempre tarefa do acadêmico andar nesse meio por cento, fazendo as perguntas através das quais algum progresso pode ser obtido.
~ Sir Hermann Bondi, matemático e cosmologista austríaco. Em 1946, Bondi tornou-se cidadão britânico e, em 1983, recebeu a medalha Albert Einstein.


Nascido na Áustria, mas radicado em Cambridge, Sir Hermann Bondi teve uma carreira variada e impressionante como palestrante, pesquisador, administrador e conselheiro em muitos campos como cosmologia, tecnologia de radar, pesquisa espacial, energia e defesa. Ele se tornou conhecido pela teoria do estado estacionário do Universo, que foi refutada pela teoria do Big Bang, mas que causou muitas discussões frutíferas no mundo científico. Como um DG da ESRO, Sir Hermann Bondi provou suas capacidades intelectuais, organizacionais e de comunicação, ao mesmo tempo em que foi um dos principais atores na ascensão de um esforço espacial europeu de sucesso. Além do trabalho, Sir Hermann Bondi adorava viajar, esquiar e escalar montanhas. Ele também foi um membro ativo e posteriormente presidente da British Humanist Association, foi influenciado pela filosofia científica de Popper e estimulou a divulgação da ciência ao público. E era conhecido por ter uma personalidade muito forte, o que impressionou a muitas pessoas que o conheceram.

Nenhum comentário: