23 abril, 2021

A revista Nature

Em 1869, foi publicado o primeiro número da revista Nature, editada pelo astrônomo Norman Lockyer A primeira edição incluiu artigos sobre astronomia, plantas, mariposas, ensino de ciências nas escolas, um obituário para Thomas Graham, paleontologia e avisos de reuniões. A Nature continua sendo uma das revistas científicas mais populares e respeitadas do mundo, publicando artigos de pesquisa em uma ampla gama de campos científicos.
Você pode ler a primeira edição aqui.


Natureza! Estamos cercados e abraçados por ela: impotentes para nos separar dela e impotentes para penetrar além dela.
Sem perguntar ou avisar, ela nos puxa para sua dança circular e nos gira até ficarmos cansados ​​e cair de seus braços. Ela está sempre moldando novas formas: o que é, nunca foi; o que foi, não volta. Tudo é novo, mas nada além do velho ...
Até agora, Goethe.
Quando meu amigo, o Editor da Nature, me pediu para escrever um artigo de abertura para seu primeiro número, veio à minha mente essa maravilhosa rapsódia sobre “Nature”, que tem sido um deleite para mim desde a minha juventude. Pareceu-me que nenhum prefácio mais adequado poderia ser colocado antes de um Diário, que visa espelhar o progresso daquela moldagem pela Natureza de uma imagem de si mesma, na mente do homem, que chamamos de progresso da Ciência.
[Em uma carta ao chanceler von Mülle ] Goethe diz que, por volta da data desta composição de “Natureza”, ele estava principalmente ocupado com anatomia comparada; e em 1786, deu a si mesmo um trabalho incrível para fazer outras pessoas se interessarem por sua descoberta, que o homem tem um osso intermaxilar. Depois disso, ele passou à metamorfose das plantas; e à teoria do crânio; e, finalmente, teve o prazer de sua obra ser retomada por naturalistas alemães. A carta termina assim: - “Se considerarmos as grandes conquistas pelas quais todos os fenômenos da Natureza foram gradativamente ligados na mente humana ... iremos, não sem um sorriso ... nos alegrar no progresso de cinquenta anos.” ...
Quando outro meio século se passar, os leitores curiosos dos últimos números da Nature provavelmente verão nosso melhor, "não sem um sorriso"; e, pode ser, que muito depois de as teorias dos filósofos cujas realizações estão registradas nestas páginas, se tornarem obsoletas, a visão do poeta permanecerá como um símbolo verdadeiro e eficiente da maravilha e do mistério da Natureza.
TH Huxley
Da Nature 1 , 9-11 (1869)
doi: https://doi.org/10.1038/d41586-019-03356-z

Nenhum comentário: