28 abril, 2021

Os bárbaros venceram! (2)

Em dezembro de 2019, com o título Os bárbaros venceram! transcrevi no blog EM este COMUNICADO:
Com pesar, tenho que anunciar que, depois de 18 anos, decidi encerrar a Sociedade de Proteção ao Apóstrofo.
Há duas razões para isso. Uma é que, aos 96 anos, estou cortando meus compromissos e a segunda é que menos organizações e indivíduos estão se preocupando com o uso correto do apóstrofo no idioma inglês.
Nós e nossos muitos apoiadores em todo o mundo, fizemos o nosso melhor, mas a ignorância e a preguiça presentes nos tempos modernos venceram!
Este site (www.apostrophe.org.uk, idealizado por John Hale) permanecerá aberto por algum tempo para referência e interesse.
— John Richards, novembro de 2019
Notícias tristes de Boston, Inglaterra: John Richards morreu (aos 97 anos). Ele ensinava ao mundo que a revisão é uma forma de filosofia moral. Em 2001, foi agraciado com o Prêmio Ig Nobel de Literatura por sua cruzada gramatical em defesa do uso correto do apóstrofo.
Manchete do Improbable Research a respeito de sua morte: The Apostrophe’s Greatest Champion Has Died.

N. do E.
Infelizmente, não temos como prestar a John Richards uma homenagem dessas no Brasil - com apóstrofo e tudo!. Nos países lusófonos, só usamos este sinal gráfico quando há supressão de letras. Em expressões nas quais aparecem palavras como água, óleo, alva, este/oeste... e nos santos chamados Iago e Ana.
"'stamos phodidos", diria Castro Alves.

Nenhum comentário: