02 abril, 2021

Katalog

A artista que pacientemente fotografou e classificou os 10.532 objetos em sua casa, um por um
Sob o nome de Katalog, há um projeto pessoal muito curioso da artista Barbara Iwens, uma fotógrafa belga que decidiu que seria interessante capturar em imagens eternas todos os objetos que estavam em sua casa.
Barbara diz que essa inspiração veio depois de perceber que ela havia feito onze mudanças ao longo de sua vida, levando milhares de objetos de um lugar para outro.
Ela começou a tarefa e, no total, acabou fotografando 10.532 objetos em dois anos, trabalhando duas horas por semana. O que poderíamos chamar de um projeto de constância quase infinita, porque é preciso ser uma pessoa muito metódica e paciente para não se desesperar, para fazê-lo de maneira ordenada e sem repetição.
Isto me lembrou um pouco do projeto das cem coisas, embora neste caso houvesse um excesso. Temos mais ou menos 10.000 desses objetos em nossas casas?
A classificação é tão detalhada que, no site em que o catálogo é exibido, os objetos podem ser selecionados por cor, material, frequência ou dependência da casa.
A seção mais interessante é, sem dúvida, a chamada O que eu salvaria em um incêndio, onde há exatamente 20 objetos, recordações mais valiosas do que qualquer coisa no mundo, cada uma acompanhada de um comentário.

por Alvy, Microsiervos
Trad. PGCS


Nenhum comentário: