17 abril, 2021

Cacareco, Mosquito e Macaco Tião

No antigo sistema do voto em cédula, o eleitor escrevia o nome ou número do candidato de sua preferência num papel padronizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O sistema dava margem a que muitos eleitores fizessem protestos contra a classe política, escrevendo o nome de algum animal. Esses votos evidentemente acabavam anulados.

Em 1959, o Brasil registrou "o primeiro caso desse tipo de protesto nas eleições manuais". (*) Um rinoceronte apelidado de "Cacareco" venceu as eleições para vereador de São Paulo. O partido mais votado recebeu cerca de 95 mil votos, enquanto o rinoceronte, sozinho, obteve aproximadamente 100 mil votos. Os votos foram considerados nulos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de SP.


Em 1987, como forma de protesto contra a incapacidade do governo municipal de conter uma epidemia de dengue, a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, elegeu um inseto para ocupar a prefeitura local. O nome "Mosquito" apareceu em mais de 29 mil cédulas. Mais uma vez, a Justiça anulou os votos e declarou a vitória do segundo mais votado.
Outro fato curioso ocorreu em 1988, no Rio de Janeiro, desta vez com o "Macaco Tião". O animal virou celebridade no país após receber mais de 400 mil votos dos eleitores para o cargo de prefeito da cidade, alcançando o que seria equivalente ao terceiro lugar entre 12 candidatos. Tião também foi parar no "Guinness World Records" como o chimpanzé a receber mais votos no mundo.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2015/12/01

(*) Figura folclórica da cultura popular cearense, o bode Ioiô costumava perambular pelas ruas centrais da cidade, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira, antigo centro cultural da capital, e que lhe davam cachaça para beber. Segundo conta a história popular, recebeu o nome de "Ioiô" por percorrer sempre o mesmo trajeto, definido entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. Em 1922, o bode foi eleito "vereador" como uma forma de protesto contra a política local.
http://blogdopg.blogspot.com/2019/02/temas-cearenses-no-carnaval-carioca-de.html

Em 1962, houve também uma campanha (frustrada) para eleger a cadela Laika como deputada do Estado da Guanabara. A cadela acabara de ser lançada ao espaço pelos soviéticos para uma viagem que se sabia sem retorno.

Nenhum comentário: