25 abril, 2021

Bolsa de Amores

Composição de Chico Buarque (a pedido de Mário Reis, que a gravou em 1971). 
Brincando com o amigo, Chico fala de uma desilusão amorosa, utilizando-se do jargão da Bolsa de Valores. A canção foi censurada.
"... uma música que eu fiz pro Mário Reis e que não era nada, e eles proibiram alegando que era uma ofensa à mulher brasileira. Chamava-se Bolsa de Amores. Era uma brincadeira que eu fiz com o Mário Reis, porque ele gostava muito de jogar na bolsa..." (de uma entrevista do compositor para Geraldo Leite, da Radio Eldorado).


"Mário Reis, o homem que ensinou o brasileiro a cantar"
O carioca Mário Reis (1907- 1981) é, para a maioria das pessoas, um personagem musical encoberto de poeira, traças e esquecimento. Mas, para seu primeiro biógrafo, o jornalista Luís Antônio Giron, ele merece as 320 páginas de "Mario Reis - O Fino do Samba" por ser uma daquelas raras figuras paradigmáticas que alteram para sempre o rumo da arte em que dão de se intrometer.(...) Ele criou uma nova fonética para o samba, um coloquialismo na forma de dividir as frases que se opôs à maneira italiana, empostada, de cantar.
http://feeds.folha.uol.com.br
Mário Reis é considerado um dos precursores da bossa nova. Seu modo peculiar de cantar possivelmente influenciou o de João.

Nenhum comentário: