26 janeiro, 2019

O diabo em Segóvia, reza a lenda

Ao colaborador Fernando Gurgel Filho, que se deixou fotografar com o Diabo de Lübeck.

A designação Ponte do Diabo refere-se a várias dezenas de antigas pontes, que, segundo a tradição popular, teriam sido construídas pelo diabo, com a sua ajuda, ou mesmo contra a sua vontade. A maioria são pontes medievais em arco, encontradas na Europa e caracterizadas quase sempre pela superação de obstáculos técnicos durante a construção.
A Wikipédia traz uma lista (incompleta) dessas pontes. Não consta da relação o "Aqueduto do Diabo" de Segóvia.
Em Segóvia, na Espanha, há um aqueduto construído no século I (e que ficou em uso até o Século XIX). São 167 arcos de blocos de granito, tudo encaixado e equilibrado sem nenhum cimento ou liga. Obra dos antigos romanos.
Mas reza a lenda segoviana que o aqueduto foi construído por um rapaz bonito (ainda que manco), de gibão de couro e pena de galo no chapéu. Ele fez esta obra, de um dia para o outro, para atender uma criada que tinha de buscar água em local de difícil acesso para a casa em que trabalhava. Na verdade, o rapaz era o próprio diabo. E a moça só não perdeu a alma para ele porque o galo cantou antes que ele colocasse a última pedra no aqueduto.
Como tributo a essa lenda local, e para atrair mais turistas para a cidade, autoridades segovianas decidiram fazer uma estátua do diabo da lenda para colocar no aqueduto.
Ela foi esculpida por José Antonio Abella, que fez um diabinho já tirando selfie.


No entanto, a estátua vem sendo hostilizada por católicos conservadores. Alegam que é ofensiva à religião por ser uma glorificação do mal. Além disso, o diabo do diabo parece "jovial" demais, porque está sorrindo, ao invés de ser representado de forma repulsiva e monstruosa como na arte sacra clássica.

Fonte: Thread de @KarlFelippe no Twitter

Nenhum comentário: