29 janeiro, 2019

O Nobel da Paz, 80 anos depois

1939 - Por incrível que pareça, o ditador nazista Adolf Hitler chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. A indicação foi feita por E.G.C. Brandt, um membro do parlamento sueco.
No entanto, ele não pretendia que a designação fosse levada a sério. Brandt era conhecido pelo pensamento antifascista, e indicou Hitler ao prêmio como uma crítica satírica ao debate político na Suécia. Na época, boa parte dos parlamentaristas suecos havia indicado o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain ao Nobel da Paz, atitude que Brandt desaprovava. Foi aí que ele resolveu superar – e provocar – os colegas, indicando Hitler ao prêmio. O protesto de Brandt não foi muito bem recebido pela organização do Nobel, que cancelou essa indicação em 1.º de fevereiro de 1939.
N. do E.
De 1939 a 1943 nenhum Nobel da Paz foi concedido.

2019 - O jornal francês "L'Humanité" abraça esta causa: Le Nobel de la paix pour Lula!
O prestigiado jornal francês L’Humanité dedicou a capa deste domingo (27) para a campanha pelo Prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Mais de meio milhão de pessoas já assinaram uma petição lançada pelo ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel para fazer do ex-chefe de Estado um Prêmio Nobel da Paz. Aquele que hoje é prisioneiro político tem sido iniciativa de um programa para erradicar a fome", diz o texto do jornal francês.
A campanha mundial pelo Nobel da Paz a Lula tem como mote o combate à fome e à miséria.
Fonte: L'Humanité

Nenhum comentário: