01 janeiro, 2019

Juízo, Milênio

Feliz aniversário de 18 anos, Milênio!
Agora que você é um adulto, pare de agir como um adolescente desajustado e de nos atacar como se fôssemos seus pais.
N. do E.
O terceiro milênio d.C. é o período compreendido entre 1º de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 3000, sendo este o atual milênio.

Por que as pessoas insistem em errar?
A razão básica de a maioria das pessoas achar que o terceiro milênio iniciou-se em 1º de janeiro de 2000 consiste na confusão entre contagem e medida.
Com efeito, nós contamos os anos e temos o costume de iniciar qualquer tipo de contagem a partir do um. Consequentemente, quem construiu o calendário fez o natural, qual seja: iniciou a contar os anos da Era Cristã a partir do um e não a partir do zero; com efeito, em nosso calendário não existe ano zero.
Por outro lado, quando medimos ( por exemplo, quando medimos um comprimento, um peso etc ) iniciamos do zero. Note que isso em nada contradiz o dito acima, pois a função do calendário é "contar anos" e não "medir anos".
Aprofundemos um pouco a discussão. É perfeitamente correto dizer que o tempo é uma grandeza contínua e, como tal, tem de ser medido e não ser contado. Assim um físico mede o tempo de duração de seu experimento, embora possa ter de contar quantos segundos o mesmo durou.
Uma situação ainda mais delicada é a da idade das pessoas: nós contamos os anos de vida, mas isso nem sempre é adequado; com efeito, se quisermos expressar a idade de uma criança de menos de um ano costumamos apelar para meses, por exemplo, dizendo que ela tem três meses e não que ela tem 0,25 anos; e embora possamos dizer que uma outra tem meio ano de vida, dificilmente alguém diria que uma outra criança tem um terço de ano de vida.
(http://mathematikos.mat.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01038041/portosil/milenio.htm)

Nenhum comentário: