24 janeiro, 2019

Tipos de azeite de oliva

Você já deve ter reparado que há diversos tipos de azeites de oliva disponíveis para venda, dentre eles podemos citar: virgem, extravirgem e refinado (puro de oliva).
Cada um deles possui suas especificidades, seja na forma de produção, seja em sua funcionalidade na cozinha, e se você gosta de se aventurar neste território, é importante saber como funciona cada um deles e como identificá-los para garantir uma melhor harmonização de seus pratos.
O azeite virgem - Assim que o sumo de fruta é extraído, a partir de azeitonas maceradas, ele é chamado de azeite virgem. Posteriormente, este azeite será classificado de acordo com parâmetros físico-químicos, tais como acidez, índice de peróxido e absorção de ultravioleta, e fatores sensoriais.
O azeite extravirgem - Como foi dito acima, a classificação de um azeite de oliva depende de parâmetros físico-químicos, um dos quais é a acidez. Uma acidez abaixo de 0,8% o classifica como extravirgem.
O azeite de oliva refinado - O azeite puro de oliva é o que passa por um processamento industrial - como o que produz os óleos de sementes - sendo assim um azeite refinado.
Os óleos de oliva apresentam a maior porcentagem de gorduras monoinsaturadas entre os óleos de cozinha. Eles são ricos em antioxidantes chamados de polifenóis, compostos oriundos das plantas que são benéficos para o coração.
Feito a partir da primeira prensagem das azeitonas, do que resulta ser um óleo com mais sabor e aroma natural, o extravirgem é geralmente o mais caro dos azeites de oliva. É uma boa opção para acompanhar vegetais e preparar molhos de saladas.
Quando se trata de cozinhar a altas temperaturas, há opções melhores, pois o azeite extravirgem não suporta bem um calor muito alto. O azeite refinado, ou puro, é o mais adequado para cozinhar a altas temperaturas.
Fontes
http://blog.verdelouroazeites.com.br
http://www.tudoporemail.com.br
Azeitona e oliva são sinônimos?
São. Azeitona é o termo mais corrente em português e tem origem árabe (az-zaytūna). Contudo, existe o termo de origem latina oliva, que, pela sua configuração, indicia influência culta (da Igreja, na Idade Média ou de círculos eruditos, mais tarde, no Renascimento).
Curiosidade
Todo estetoscópio tem um par de olivas (figura). São elas que, de um modo confortável, permitem o encaixe dos tubos do estetoscópio nos canais auditivos dos profissionais que usam este tipo de equipamento.
Nova Acta, 153 - Ouçam esta!

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Para adulterar as propriedades do azeite que provém da azeitona, é preciso que o calor exceda os 210°C. Nessa temperatura o azeite começa a queimar, o famoso “ponto de fumaça“, com isso a gordura se decompõe em elementos nocivos, ou seja, começa a sofrer saturação.
Então, sim, o azeite pode se tornar uma gordura saturada nociva à saúde mas, para isso, ele tem que ser aquecido ao ponto de começar a queimar. Se tivermos isso como verdade, qualquer óleo, quando aquecido ao seu “ponto de fumaça”, pode saturar. O óleo de girassol tem o ponto de fumaça a 227°C, o de canola 224°C e de milho 204°C.
No caso dos azeites extra virgens, que são extraídos a frio, ao ser aquecido ele começa a sofrer uma perda das suas qualidades naturais. Por isso que o azeite extra virgem é recomendado apenas para finalizações e pratos frios. Para expor ao calor, prefira azeites comuns.
http://blogdopg.blogspot.com/2019/01/tipos-de-azeite-de-oliva.html