30 janeiro, 2019

Línguas faladas na Rússia (além de russo)

por Natalya Nosova, RUSSIA BEYOND
Você acha que o russo é difícil de aprender? Por um lado, você está certo. Letras de outro mundo, seis declinações, tempos verbais diversos... Tudo isto parece realmente desafiador e confuso.
Por outro lado, porém, o russo é "sopa no mel" em comparação com algumas das outras línguas faladas na Rússia. Se você acha que seis declinações é algo difícil, como você se empenharia a aprender uma língua que tem entre 44 e 46 (os linguistas ainda não chegaram a um consenso) casos nominais?
Em primeiro lugar, vamos deixar claro que sim, a tal língua existe de verdade e é falada por pessoas comuns – e nem todas elas são gênios. O tabasaran é considerado uma das línguas mais difíceis do mundo. Há cerca de 150.000 pessoas de etnia tabasaran vivendo na república russa do Daguestão (no Cáucaso do norte russo) e que cresceram falando esta língua.
Outra república do sul da Rússia, a Karatchai-Tcherkessia, é lar dos abazins. O alfabeto deste povo do Cáucaso contém 71 letras (para efeito de comparação, o russo tem 33 e o português, 26). Apenas seis destas 71 letras são vogais. Aprender o abaza por conta própria é praticamente impossível.
Oficialmente, existem mais de 30 idiomas com status oficial na Rússia. De acordo com o artigo 68 da Constituição da Federação da Rússia, "as repúblicas [dentro da Rússia] têm o direito de estabelecer suas próprias línguas estatais".
E isto realmente acontece. No Tartaristão, por exemplo, o tártaro é ensinado nas escolas, na República da Tchuváchia, é o tchuvach e assim por diante.
Isto não significa, porém, que estes idiomas sejam amplamente difundidos. No censo de 2010, perguntou-se: "que línguas você fala?". O inglês foi a resposta mais frequente após o russo: 7,5 milhões disseram falar a língua, ou seja, 5,48% dos entrevistados.
Afinal de contas, o inglês é ensinado nas escolas em quase todo o país, enquanto as línguas de minorias mais difundidas no país, como o tatar, mal chegam a 3%.
Mas não pense que o Cáucaso é a única parte da Rússia onde se falam línguas exóticas. No Extremo Oriente do país, o povo esquimó de Tchukotka fala uma língua bonita, mas dificílima (com "apenas" 63 formas verbais).
Línguas como o tabasaran ou o esquimó são tão exóticas para os russos étnicos quanto o são para os estrangeiros.
"Internet" em esquimó, por exemplo, diz-se "ikiaqqivik" – que, literalmente, significa "jornada por múltiplas camadas". Não é poético?

Nenhum comentário: