28 janeiro, 2019

Gandavo viu a banana

Pero de Magalhães Gandavo, natural de Braga, descendia de flamengos, como seu nome indica: Gandavo corresponde a Gantois, morador ou filho de Gand. Residiu algum tempo no Brasil. Foi insigne humanista e excelente latinista, de cuja língua abriu escola pública entre Douro e Minho, onde foi casado. E se acrescentarmos que Luís de Camões o teve por amigo, teremos esgotado a sua breve biografia. ~ Capistrano de Abreu
Diz Gandavo, o amigo de Camões, que lhe reconheceu "claro estilo, engenho curioso, e a quem o Brasil devia um Tratado e uma História", em Tratado da Terra do Brasil:
"Também há uma fruta que lhe chamam bananas, e pela língua dos índios pacovas: há na terra muita abundância delas: parecem-se na feição com pepinos, nascem numas árvores muito tenras e que não são muito altas, nem têm ramos senão folhas muito compridas e largas. Estas bananas criam-se em cachos, algum se acha que tem de cento e cinqüenta para cima, e muitas vezes é tão grande o peso delas que faz quebrar a árvore pelo meio; como são de vez colhem estes cachos, e depois de colhidos amadurecem, e tanto que estas árvores dão uma fruta, logo as cortam porque não frutificam mais que a primeira vez, e tornam a rebentar pelos pés outras novas. Esta é uma fruta muito saborosa e das boas que há na terra, tem uma pele como de figo, a qual lhes lançam fora quando as querem comer e se come muitas delas fazem dano à saúde e causam febre a quem se desmanda nelas. E assadas maduras são muito sadias e mandam-se dar aos enfermos. Com esta fruta se mantém a maior parte dos escravos desta terra, porque assadas verdes passam por mantimento, e quase têm sustância de pão. Há duas qualidades desta fruta, umas são pequenas como figos berjaçotes, as outras são maiores e mais compridas. Estas pequenas têm dentro em si uma cousa estranha, a qual é que quando as cortam pelo meio com uma faca ou por qualquer parte que seja acha-se nelas um sinal à maneira de crucifixo, e assim totalmente o parecem."
Gandavo, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil : História da Província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil. Brasília : Senado Federal, Conselho Editorial, 2008. 158 p. (Edições do Senado Federal; v. 100; p. 63-64)


Pesquisa Google:
Gandavo (160.000 resultados), Gândavo (152.000 resultados). Data: 09/09/18 às 10h50.

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

A minha terra dá banana e aipim
Meu trabalho é achar
Quem descasque por mim.
(Vivo triste mesmo assim!)
- Noel Rosa e Kid Pepe

Yes, nós temos bananas
Bananas pra dar e vender
Banana, menina, tem vitamina
Banana engorda e faz crescer.
- Braguinha

Foi numa casca de banana que pisei, pisei
Escorreguei, quase caí
Mas a turma lá de trás gritou: xi ...
Tem nêgo bêbo aí, tem nêgo bêbo aí.
- Mirabeau e Ayrton Amorim

Olha a banana.
Olha o bananeiro.
- Jorge Ben

Aí eu vou misturar Miami com Copacabana
Chiclete eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim.
- Gordurinha e Almira Carrilho