18 janeiro, 2019

Ser escritor

Estava aqui pensando sobre ser escritor e como, às vezes, a gente espera que os resultados caiam no nosso colo. Ou como a gente olha para a trajetória do coleguinha e pensa que tudo para ele veio mais fácil do que para a gente. LÁ VOU EU EM MAIS UMA THREAD.
Iris Figueiredo

Publiquei meu primeiro livro em 2011, daí um cara veio me perguntar durante a Bienal como eu tinha feito para chegar até a seguinte e "fazer sucesso" (entre aspas porque estou MUITO longe disso, só citando o que ele me disse mesmo).

Daí eu fui lá e contei mais ou menos o que fiz nesses anos todos: escrevi muito, li mais ainda, tentei aprender mais sobre escrita, conheci o trabalho de outros escritores, frequentei feiras, aumentei minha presença on-line, tentei conhecer editores e autores.




Não conheço um escritor que tenha estourado "do nada". Até mesmo booktubers, por exemplo, que as pessoas costumam dizer que foi mais "fácil": essas pessoas cultivaram por anos o público delas no YouTube, por anos, criaram uma base, contatos etc. Isso é trabalho.

Todos os autores que conheço e que vendem relativamente bem fizeram uma longa jornada até ali. Seja conquistando leitores em feiras de livros (tipo eu curto fazer), publicando de forma independente na Amazon ou Wattpad, falando de livros na internet etc.

Vou dar exemplos de pessoas que conquistaram seus leitores de diferentes formas:
- @apamgoncalves, @belrodrigues e @pah_aleksandra: elas construíram uma base de seguidores através de anos de trabalho no booktube;
- @lucasdlrocha e @robertaspindler: eles entraram para o ranking dos mais vendidos das respectivas editoras porque foram à Bienal todos os dias e apresentaram seus livros;
- @Rayctjay: passou anos escrevendo em plataformas on-line antes de conseguir publicar um livro.

O caminho de cada um deles é diferente. E tudo bem, porque são PESSOAS DIFERENTES, com formas diferentes de trabalho. Mas no final, está todo mundo levando suas histórias por aí da melhor forma que conseguiu encontrar.

Nada caiu no colo para nenhum deles. Eles aproveitaram as oportunidades que tiveram e trabalharam em cima delas. É um momento ótimo para ser autor no Brasil. As editoras estão de olho na gente! Não precisa ser "famoso" antes. Mas o que você precisa é TRABALHAR.

Porque você pode ser publicado pela melhor editora de todas, mas muitas vezes isso não quer dizer nada. Porque se você abandonar seu livro lá e esperar que as pessoas comprem porque é seu, e você merece isso, provavelmente não vai funcionar.

Por isso, escreva! Escreva MUITO! Mas também apoie outros autores, converse com seus leitores, use as redes sociais para divulgar seu trabalho… e não desanime! Pode ser que as coisas só comecem a funcionar na milésima tentativa.

Mas você aprendeu muito com as outras, tudo que você descobre com seus “erros” como escritor também é de grande ajuda pro futuro. Continuem a escrever, mas saibam que há bastante a se fazer depois de publicar.

Nenhum comentário: