01 outubro, 2018

Como um cientista de algas ajudou a ganhar a guerra

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Ministério da Defesa do Reino Unido contratou alguém chamado Geoffrey Tandy para trabalhar como criptografista para ajudar a decifrar os códigos secretos dos alemães. O problema era que o bom homem era realmente criptogamista (um botânico especializado na área de criptogamia que estuda as plantas que têm órgãos reprodutores ocultos, tais como as algas). Eles estavam equivocados com a profissão do candidato.
Não está muito claro por que ele ficou lá por um tempo, mas o bom homem tentou ajudar naquilo que podia, embora não não estivesse trabalhando em sua área de conhecimento.
No entanto, em 1941, alguns documentos apareceram com códigos resgatados de um submarino alemão torpedeado. Eles estavam molhados e em mau estado, mas com o que Tandy sabia de seu estudo sobre preservação e preparação de plantas úmidas pôde salvá-los com a ajuda de material adequado (que conseguiu em um museu). Aqueles papéis recuperados da destruição seguramente foram interessantes para a decifração dos códigos secretos, de modo que Tandy pôde finalmente colaborar no trabalho para o qual fora contratado.

How a seaweed scientist helped win the war, NaturePlus

Nenhum comentário: