31 agosto, 2020

Não deixe que prendam Nara Leão

Cacá Medeiros Filho

O ano era 1966. Castelo Branco, o primeiro Presidente da ditadura, estava terminando o mandato. O regime ia promover uma "eleição indireta" para escolher o novo Presidente, sendo o General Costa e Silva o imbatível candidato oficial. Nara Leão comentou, em uma entrevista a um matutino carioca, que achava certa a escolha de um civil para a Presidência da República e afirmou, ainda, que considerava os exércitos desnecessários e prepotentes.
As declarações da musa da bossa nova chocaram a cúpula militar. Quase imediatamente, o gabinete do Ministro da Guerra enviou ao Ministério da Justiça uma representação contra Nara Leão, responsabilizando-a criminalmente, com pena que poderia atingir de um a cinco anos de cadeia, de acordo com o artigo 14 da Lei de Segurança Nacional.
Na opinião de vários militares, a entrevista, dentro de um plano de agitação que a cantora estaria participando, poderia ter algum dos seguintes objetivos: colocar o povo contra a eleição no Congresso do futuro Presidente; fortalecer o MDB para o lançamento de um candidato civil ou promoção pessoal numa tentativa de desmoralizar a "Revolução de março".
O documento enviado à Justiça continha uma análise digna de figurar nos anais do FEBEAPÁ: "a cantora preconiza a escolha de um Presidente civil, que governaria o país nos moldes estatais, guiado por uma política nacionalista que nada difere da linha nitidamente comunista". É bom lembrar que esse fato ocorria antes do período mais negro da ditadura, iniciado após a promulgação do AI-5, em dezembro de 1968.


Nara Leão rebateu a acusação, classificando de "cômico o papel de alguns militares, quando declaram que participo de uma conspiração. Quem sou eu para conspirar? A comicidade desses homens que consideram o regime ameaçado por conta de uma opinião pessoal de uma cantora, demonstra como o Brasil está afetado na sua liberdade".
A solidariedade à Nara foi ampla, abrangendo a população em geral, seus inúmeros fãs, artistas e intelectuais. Um admirável exemplo foi o poema, singelo e irônico, que Carlos Drummond dedicou ao tema e que transcrevo a seguir.


(texto sugerido por Jaime Nogueira)

O dia em que a ditadura matou Mané Garrincha

Nenhum comentário: