12 agosto, 2020

Fatos imprecisos

Em "A origem do homem", Charles Darwin escreveu uma frase que deveria ser gravada em bronze na entrada de todas as faculdades de ciências:
Fatos imprecisos são altamente prejudiciais para o progresso da ciência, pois levam muito tempo para desaparecer; mas opiniões imprecisas, se baseadas em evidências, não causam grandes perturbações, pois todos sentem prazer especial em provar sua falsidade [...].
Ilustração do livro de Vesalius
A velha raposa escreveu sabiamente: substitua "fatos imprecisos" por "fatos falsos" e você saberá que ele estava se referindo a uma má influência que afeta a ciência desde o início: a mitologia religiosa.
Não deveria surpreender a importância que um único osso tem na genealogia humana da perspectiva das três religiões abraâmicas. Segundo Gênesis (23/2), Eva surgiu da costela de Adão. Esse relato deu origem a um dogma absurdo imposto por séculos: como Eva fora criada ao extrair uma costela de Adão, todos os homens tinham 23 costelas, uma a menos que as mulheres.
O impulso de explicar cientificamente a natureza das coisas foi o que levou Andreas Vesalius a desafiar a Inquisição. Desde o tempo do Galeno grego, a dissecção anatômica era realizada com animais, mas a Igreja Católica permitiu que Vesalius dissecasse os corpos dos executados porque, segundo os teólogos, não havia risco de que suas almas retornassem do inferno. Vesalius contou as costelas e desfez o mito em seu De Humani Corporis Fabrica (1543). Sua alta posição social como médico pessoal de Carlos V e Felipe II o libertou de terminar nas masmorras.

Manuel Peinado Lorca

Extraído de: ¿Por qué el parto humano es tan doloroso? GRANDES MEDIOS

Um comentário:

Luiz Gomes disse...

Bom dia Paulo. Caramba nunca li nada igual. Parabéns pelo trabalho de pesquisa.