04 agosto, 2020

A missão do Perseverance

Nesta quinta-feira (30), a Nasa lançou o rover Perseverance em direção a Marte, a partir de sua base na Flórida (EUA). O robô está previsto para aterrissar no Planeta Vermelho em fevereiro de 2021, e a missão durará ao menos um ano marciano (cerca de 687 dias terrestres).
O veículo espacial pousará na cratera Jezero, onde estudos já mostraram que um dia pode ter ocorrido chuva e a formação de rios. A cratera Jezero foi selecionada por ser o local em Marte que provavelmente preservaria sinais de vida que teria habitado Marte bilhões de anos atrás, quando a vida microbiana estava começando na Terra.
Além de procurar por sinais de vida marciana, a missão coletará amostras de solo e testará a capacidade de produzir oxigênio a partir da atmosfera de Marte. Esta última etapa é, sem dúvidas, crucial para a o desenvolvimento de futuras tecnologias que nos permitirão habitar o Planeta Vermelho.
Ingenuity
A Nasa anunciou também que o Perseverance levaria um helicóptero (drone) acoplado em sua estrutura. O maior desafio desta parte da missão será proporcionar um pouso tranquilo e seguro para Ingenuity, nome da aeronave que viaja com a sonda espacial.
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2020/07/perseverance-como-sera-missao-que-buscara-sinais-de-vida-em-marte.html

Se tudo correr conforme o planejado, Ingenuity será o primeiro drone a voar em Marte. O mérito de ser o primeiro artefato a voar em outro planeta vai para os balões de ar quente lançados pelas missões soviéticas VeGa 1 e Vega 2 na atmosfera de Vênus, em 1895.

Nenhum comentário: