14 agosto, 2020

O leitor escritor e vice-versa

"Aprender a ser um bom leitor é o que faz de você um escritor." ~  Zadie Smith

No quarto dos treze ensaios do livro intitulado "Flight", Rebecca Solnit escreveu:
"Como muitos outros que se transformaram em escritores, eu desapareci nos livros quando eu era muito jovem, desapareci neles como alguém correndo pela floresta. O que me surpreendeu e ainda me surpreende é que havia um outro lado na floresta de histórias e solidão, que eu saí daquele outro lado e conheci pessoas lá. Escritores são solitários por vocação e necessidade. Às vezes, acho que a prova não é tanto talento, o que não é tão raro quanto as pessoas pensam, mas objetivo ou vocação, que se manifestam em parte como a capacidade de suportar muita solidão e continuar trabalhando. Antes de os escritores serem escritores, eles são leitores, vivendo em livros, através de livros, na vida de outras pessoas que também são as cabeças de outras pessoas, naquele ato que é tão íntimo e, no entanto, tão solitário."

Nenhum comentário: