06 agosto, 2020

Longevidade em cantores de ópera

Quais cantores de ópera tendem a viver mais: sopranos, contraltos, tenores ou baixos?
Esta questão foi formalmente investigada em 2011 pelos pesquisadores Abel EL, Kruger MM e Pandya K., dos Departamentos de Obstetrícia e Ginecologia e de Psicologia, da Wayne State University, em Detroit, EUA.
Respostas pertinentes podem ser encontradas em: "Sopranos but not tenors live longer" (Sopranos, mas não tenores, vivem mais). Aging Male, jun 2012; 15 (2): 109-10. Via


A expectativa de vida dos sopranos foi significativamente maior do que a dos contraltos. Entre os cantores de ópera do sexo masculino, as diferenças não foram estatisticamente significativas. Os dados sustentam a hipótese dos efeitos benéficos dos estrógenos nos genes relacionados à longevidade.
DOI: 10.3109/13685538.2011.626820

2 comentários:

Luiz Gomes disse...

Bom dia Paulo tudo bem? Sou carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

Paulo Gurgel disse...

"Viagens pelo Brasil" foi colocado em minha Lista de blogs, na página principal do blog "EntreMentes", cujo endereço eletrônico é: http://blogdopg.blogspot.com/
Venha conferir.