10 agosto, 2020

Ben: "Sim, eu inventei isso!"

Benjamin Franklin adorava a eletricidade. Ele também gostava de peru. Um dia, ele juntou os dois.
Tudo começou como um truque de festa. Franklin brincava com eletricidade há anos e queria exibir seus mais novos brinquedos elétricos. Em 29 de abril de 1749, Franklin contou ao cientista Peter Collinson sobre seu sonho de sediar o primeiro churrasco elétrico do mundo:
"Um peru", escreveu Franklin, "será morto para nossos jantares pelo choque elétrico; e assado pela tomada elétrica, diante de um fogo aceso pela garrafa eletrificada."
Nos meses seguintes, Franklin passou seu tempo livre eletrocutando galinhas e perus em seu quintal com frascos Leyden, baterias primitivas que armazenam eletricidade estática. Assar peru, no entanto, estava difícil. A maioria dos choques deixava as aves inconscientes, o que assustou Franklin, pois elas pareciam ressuscitar da morte. Mas, no inverno de 1750, Franklin finalmente fritou um peru, fazendo dele (Franklin) a primeira pessoa a abater uma coisa viva com eletricidade.
Vamos fazer isso ao vivo
Em 23 de dezembro de 1750, Franklin teve a chance de exibir seu raio da morte que destrói pássaros. Uma multidão se reuniu, o peru estava contido e Franklin preparou a carga letal. De repente, um flash de luz engoliu Franklin, deixando-o sem sentido. O peru engoliu em seco e Franklin ficou entorpecido pelo resto da noite. Embora seu peito estivesse dolorido, a pior lesão de Franklin era o ego gravemente ferido.
Mais tarde, ele escreveu a seu irmão: "Ultimamente, fiz um experimento com eletricidade que nunca desejo repetir. Duas noites atrás, estava prestes a matar um peru pelo choque de dois grandes frascos de vidro ... Inadvertidamente, peguei o todo através dos meus próprios braços e corpo ... Não faço mais isso em público, pois tenho vergonha de ter sido o culpado pelo erro."
Mas tornou-se "mais público", mudando para sempre a maneira como comemos
Em 1751, Franklin lançou seu livro "Experiments and Observations on Electricity". No apêndice, alguém adicionou todos os detalhes embaraçosos do fracasso inicial de Franklin. O livro caiu nas mãos de alguns chefs franceses experientes, que perceberam que Franklin havia acidentalmente descoberto uma maneira de amaciar a carne: uma forte carga elétrica inibe os efeitos do rigor mortis, tornando a carne mais macia. Desde então, a eletricidade tem sido usada para preservar e amaciar produtos à base de carne.
E, com isso, Ben acrescentou outro feito em sua lista de inventos.

Traduzido de: The Time Benjamin Franklin Tried (And Failed) to Electrocute a Turkey, by Lucas reilly. Mental Floss

http://blogdopg.blogspot.com/2016/04/ben-franklin-o-inventor-sem-patentes.html
http://blogdopg.blogspot.com/2019/06/benjamin-acalma-as-aguas-turbulentas.html
http://blogdopg.blogspot.com/2018/06/a-pipa-eletrica-de-ben.html
http://blogdopg.blogspot.com/2012/07/benjamin-franklin-em-nova-edicao.html
http://blogdopg.blogspot.com/2008/10/o-horrio-de-vero.html
http://blogdopg.blogspot.com/2019/08/benjamin-e-as-aves.html
http://blogdopg.blogspot.com/2014/05/a-ignorancia.html
http://blogdopg.blogspot.com/2013/12/pos-naufragio.html
http://blogdopg.blogspot.com/2006/12/um-epigrama.html

Nenhum comentário: