24 agosto, 2020

Jamelão (desambiguação)

"Jamelão" pode significar duas, três, ou 8 679 coisas.
A Desciclopédia estava assistindo ao Big Brother Brasil e torcendo para alguma gostosa, mas como sempre algum emo-gay ganha, os descíclopes abandonaram esta edição de página.
Por favor, escolha entre as opções abaixo:
• Jamelão (fruto)
• Jamelão (cantor)

Daqui para frente, a edição é do blog EM.
Jamelão (fruto)
São árvores que podem chegar até dez metros de altura. Possuem frutos pequenos e arroxeados quando maduros. A coloração dos frutos provoca manchas nas mãos, tecidos, calçados e pinturas de veículos, tornando a planta pouco indicada para o preenchimento de espaços públicos. O fruto possui uma semente única e grande, quando comparada com o tamanho do fruto, envolta por uma polpa carnosa. Apesar de sabor um pouco adstringente, é agradável ao paladar. Na Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "azeitona-preta" ou "azeitona-roxa" e jamelão, dependendo do Estado. Nesta região, a planta adaptou-se tão bem que se tornou uma espécie subespontânea.
Segundo a tradição hindu, o deus Rama alimentou-se somente desta fruta na floresta por 14 anos durante o seu exílio de Ayodhya. Devido a isto, muitos hindus denominam o jamelão como o "fruto dos deuses".
WIKI
"Ai, ai, Adão
Me conta como é que é
Se a Eva era branca
Como é que nasceu Pelé!
Adão
Adão
Adão
A história não tem razão!
Ou então, no Paraíso
A macieira também dava jamelão."
Adão e Eva, marcha de Rutinaldo com Cauby Peixoto (do LP "Carnaval RCA Victor 64"), em disco RCA Victor SD-37 A (matriz BBl-1263).
Jamelão (cantor)
Como era popularmente chamado o carioca José Bispo Clementino dos Santos (12/05/1913 - 14/06/2008). Dono de uma voz inconfundível, responsável por haver eternizado na MPB diversas canções do gênero "dor-de-cotovelo", compositor não-bissexto e "puxador de sambas" (detestava esta expressão) da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, que foi a grande paixão de sua vida.
O que alguns disseram sobre ele:
"Nunca mais eu dou bebida pra esse cara, quanto mais bebe, mais canta!" (Castor de Andrade, que tentou deixar o Jamelão bêbado para que a Mocidade ganhasse)
"Puxador é quem puxa carro, droga, saco... Eu sou intérprete!" (Jamelão, sobre si mesmo)
"Ele é o melhor mau humor do Brasil." (Chico Buarque).
Artigo (trecho):
Curiosamente, Jamelão parece autor das músicas que canta, embora poucas sejam realmente de sua autoria, como o clássico "Fechei a Porta". Mas quem garante que seus dois maiores sucessos, "Folha Morta", de Ary Barroso, e "Matriz e Filial", de Lúcio Cardim, não são dele? Sua interpretação é tão sincera, tão dolorosa em alguns momentos, que as duas canções passam a ser dele, metabolizadas pela sua voz, pelo seu jeito de dizer a letra, de ir do grave ao agudo, até mesmo desafinando um pouco, mas na hora certa de desafinar. (Carlos Heitor Cony)
http://www.academia.org.br/artigos/jamelao
N. do E.
Segundo o Dicionário da MPB, de Cravo Albin, Jamelão é autor de 51 canções. Da relação divulgada, não consta o samba "Fechei a Porta" que tem como autores Sebastião Mota e Ferreira dos Santos.

Nenhum comentário: