28 agosto, 2020

AMÉRICA DO BRASIL

Nos primeiros anos do século 16, os demais países europeus não reconheciam a divisão do mundo feita por Portugal e Espanha. Em muitos casos, adotavam seus próprios nomes às regiões descobertas.
Em 1501, Américo Vespúcio, depois de acompanhar a primeira expedição exploratória ao Brasil, publicou os primeiros textos em que se afirmava que aquelas terras seriam um Novo Mundo e não parte da Ásia (Índias), como se pensava até então.
Diz Hugh Thomas:
"Quando Vespúcio regressou do Brasil, declarou que o território frente ao qual havia navegado estendia-se demasiadamente para o sul para se tratar da Índia. De Lisboa escreveu a Pier Francesco dei Medici: ´Chegamos a uma nova terra que, por muitas razões que enumero a seguir, observamos tratar-se de um continente'. Estava seguro de ter descoberto um território completamente novo, não simplesmente um prolongamento para leste da Ásia. O que Colombo tinha descoberto era um continente que bloqueava o caminho para a Ásia pelo oeste, a menos que se descobrisse uma passagem que tornasse desnecessário rodeá-lo. A assombrosa observação se fez pela primeira vez em Lisboa, e a corte, os cartógrafos e os comerciantes da cidade, não tardaram em levá-la muito em conta. O excelente mapa portulano, que data de 1502, mostra o novo continente em duas partes não unidas."
Ao confeccionar seu monumental planisfério, em 1507, o alemão Martin Waldseemüller  colocou o nome AMERICA em cima do Brasil, em homenagem ao navegador florentino.
O BRASIL tem mais a ver com a origem desse nome do que qualquer outro país do Novo Mundo.

http://www.historia-brasil.com/nomes-brasil.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ameico_Vespucio
http://www.atlasobscura.com/articles/waldseemuller-gores-maps-world-globes-first-america

Nenhum comentário: