17 agosto, 2020

Nanoputianos

NanoPutiano, de nanômetro, uma unidade de comprimento usada para medir compostos químicos, e liliputiano, uma raça fictícia de seres humanos no romance "Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift.


São uma série de moléculas orgânicas cujas fórmulas estruturais se assemelham às formas humanas. James Tour et al. (Rice University) projetou e sintetizou esses compostos em 2003 como parte de uma sequência de educação química para jovens estudantes. Os compostos consistem em dois anéis de benzeno conectados através de alguns átomos de carbono como o corpo, quatro unidades de acetileno, cada uma carregando um grupo alquil nas extremidades, que representam os braços e pernas, e um 1,3-dioxolane como a cabeça. Tour e sua equipe na Universidade Rice usaram-nos com o objetivo de educar crianças nas ciências de uma maneira eficaz e agradável. Eles fizeram vários vídeos com os NanoPutians como personagens animados antropomórficos.
http://en.wikipedia.org/wiki/NanoPutian
http://blogdopg.blogspot.com/2010/02/moleculas-divertidas.html

Para motivar seus alunos em nomenclatura da química orgânica, o químico da Universidade Hofstra, Dennis Ryan, projetou compostos nas formas de pequenas figuras (uma vaca, um peru, um ganso, uma cobra, uma girafa e um pato).
http://www.chm.bris.ac.uk/sillymolecules/JCE74_p782.pdf

Nenhum comentário: