24 agosto, 2020

As luas do Sistema Solar

As luas, ou satélites naturais, são astros que circulam em torno de um planeta. Existem 214 no Sistema Solar – só em volta de Júpiter são 63! Tem luas de todos os tamanhos. E 19 delas são grandes o suficiente para serem arredondadas (devido ao efeito da própria gravidade) e seriam consideradas planetas ou planetas anões se estivessem em órbita direta ao redor do Sol.
Por ordem decrescente, as cinco maiores são: Ganimedes, Titan, Calisto, Io e a Lua "original", a da Terra.


A Lua é um excelente escudo contra asteroides. Sua gravidade ajuda a jogá-los para longe da Terra ou os atraem em sua própria direção, evitando que aconteçam eventos de extinção em nosso planeta. Valeu, Lua!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_sat%C3%A9lites_naturais_do_Sistema_Solar
http://pt.quora.com/Em-teoria-seria-poss%C3%ADvel-um-asteroide-ser-grande-o-bastante-para-ao-bater-no-lado-oculto-da-Lua-tir%C3%A1-la-da-%C3%B3rbita-e-coloc%C3%A1-la-em-uma-lenta-espiral-em-que-em-um-ano-ela-bateria-na-Terra-Qual-seria

Caro Cecil:
Será que a vida evoluiria de forma diferente na Terra, se nós nunca tivéssemos a Lua? As noites escuras teriam mantido nossos ancestrais nas cavernas ou eles teriam evoluído para uma visão de raio-X?
Naman Dixit
Cecil Adams responde:
Ora, as noites escuras seriam o menor dos nossos problemas.
Leia: Como seria a Terra sem a Lua

Nenhum comentário: