29 agosto, 2020

Qual é o significado de "coisar"?

coi.sar, verbo universal que substitui qualquer outro verbo que não seja lembrado no momento. Derivado do substantivo "coisa",  este verbo expressa uma ação subentendida ou uma ação de "estar fazendo alguma/qualquer coisa" e/ou sem interesse de esclarecer objetivamente o que seja, podendo substituir inúmeros verbos de ação.
Portanto, são inúmeros seus significados. Isto obviamente se relaciona com a fantástica versatilidade do substantivo "coisa", que se usa também no masculino, pois há coisas e "coisos", dependendo, claro, do que se pretende designar. Em nosso quotidiano linguístico, uma coisa pode ser um objeto, uma ideia, um sentimento, uma criatura animal, vegetal ou mineral.
Este verbo é o canivete suiço da língua portuguesa.
Antônimo de coisar: não coisar.

No Preblog
http://preblog-pg.blogspot.com/2009/08/coisando-inventos.html

No português de Portugal
Se vem ou não no dicionário que consultamos, pouco importa. No da Academia das Ciências de Lisboa, como é de esperar, está contemplado. E há coisas surpreendentes, como não aparecer em determinado dicionário de língua portuguesa, mas constar do dicionário de português-inglês da mesma editora, para que os estrangeiros saibam o que de fato significa esse verbo tão expressivo que não é exclusivo de nosso idioma (coisar = to do, em inglês; tun, em alemão; cosare, em italiano), e cujo significado também pode ser «ter relações sexuais», voltando ao Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea.
http://linguamodadoisec.blogspot.com/2010/09/coisa-coiso-e-coisar.html

Um comentário:

Ricardo disse...

Em Minas, coisa é trem!