20 agosto, 2020

Como Feynman se tornou o primeiro a ver uma explosão atômica sem óculos de proteção

Quando foi feito o primeiro teste de uma bomba atômica, mais conhecido como Teste da Trindade, em 16 de julho de 1945, muitos dos envolvidos no projeto viveram o referido momento no deserto de White Sands, no Novo México (EUA). O próprio Feynman conta seu momento no livro "Surely, you're joking, Mr. Feynman?" (Você está brincando, Sr. Feynman?).
Receberam todos "óculos de soldador", óculos escuros que protegem os olhos. Mas aqueles que os usavam não viam nada nem em plena luz do dia, muito menos na "distância segura" em que foram colocados, a cerca de 32 km.
Feynman meditou o que exatamente a explosão iria emitir e percebeu que a única coisa que poderia danificar a vista seria a radiação ultravioleta ("a luz em si não é prejudicial, por mais alto que seja o brilho") . Então ele decidiu tirar os óculos e ficar atrás do para-brisa de um caminhão. Como se sabe, esse tipo de vidro bloqueia a radiação ultravioleta (e, de fato, é por isso que ninguém fica moreno no carro, mesmo que seja um dia ensolarado).
Quando a explosão ocorreu, houve um clarão muito poderoso e todos desviaram o olhar; Feynman olhou para o chão do caminhão e começou a ver um pontinho roxo, mas percebeu que era um efeito visual  pós-imagem. Logo ele olhou novamente e viu a luz branca ficar na cor laranja, enquanto as nuvens desapareciam como resultado da onda de choque. Finalmente, a luz laranja começou a subir e subir e subir, transformada em uma bola, devido ao calor e ao fogo. Tempo total: cerca de 60 segundos. Foi o que a primeira pessoa que assistiu a uma explosão atômica, vendo-a com seus próprios olhos.

Richard Feynman não só foi um dos principais físicos teóricos do mundo, mas também uma personalidade incomum e brilhante cujas pesquisas sobre a reformulação da teoria quântica para calcular as interações entre radiação eletromagnética e partículas elementares lhe renderam o Prêmio Nobel de Física de 1965. Em sua biografia e em seu trabalho: curiosidade imparável, ceticismo inveterado, senso de humor, gosto por travessuras, a maior cultura e a engenhosidade mais difundida. Feynman é certamente a única pessoa no mundo que estourou os cofres mais seguros de Los Alamos durante a fabricação da bomba atômica e que tocou magistralmente a frigideira em um conjunto de samba brasileiro; que explicou a física a cérebros como Einstein, Von Neumann e Pauli e que tocou bongô em uma companhia de balé; que ele foi declarado deficiente mental pelo exército dos EUA e que ganhou o Prêmio Nobel da Academia Sueca.

Ler também: As brincadeiras de Feynman

Nenhum comentário: