31 outubro, 2024

Arthur Moreira Lima (1940 - 2024)

Morreu, na noite de quarta-feira (30/10), o pianista Arthur Moreira Lima, aos 84 anos. A família do músico confirmou a informação, após duas semanas de internação no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC). Ele lutava contra um câncer no intestino.
Arthur Moreira Lima, considerado um dos maiores pianistas brasileiros, nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Ele começou a estudar piano aos 6 anos, tendo sido aluno de Lúcia Branco, também professora de Tom Jobim.
Em Varsóvia, na Polônia, em 1965, ficou em segundo lugar no concurso internacional de piano considerado o mais prestigiado do mundo, o Frédéric Chopin. Consagrou-se também em diversas outras disputas, como a Competição Internacional Tchaikovsky, de 1970, em que ficou em terceiro lugar.
Notabilizou-se também como um intérprete da música popular brasileira, gravando Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba. O pianista também trabalhou no projeto "Um piano pela estrada", percorrendo o Brasil em um caminhão que virava palco.
Remêmora de "Um piano pela estrada", postagem de 9-1-2009 do blog EntreMentes
http://blogdopg.blogspot.com/2009/01/um-piano-pela-estrada.html
Desde 2003, o pianista Arthur Moreira Lima desenvolve este projeto responsável por levar a música erudita e a música popular de boa qualidade ao público brasileiro. Sendo o seu equipamento um caminhão, um palco móvel e, obviamente, um piano de cauda em que ele executa seus belos solos musicais por este Brasil afora.
Ontem à noite, em Fortaleza, no Parque do Cocó, Arthur deu o 281º concerto de "Um piano pela estrada". Para um público que vibrou muito com a apresentação que ele fez de peças de Bach, Beethoven, Chopin, Villa-Lobos, Radamés, Piazzolla, Nazareth, Gonzaga e Pixinguinha.
Durante o espetáculo, ao ver uma bandeira do Fluminense na plateia, o pianista (que é um dos torcedores célebres do tricolor das Laranjeiras) ficou eufórico e deixou escapar este comentário:
- Estão contratando, não sei se vai dar certo, mas estão contratando...
E sua apresentação no Parque do Cocó terminou com uma arrebatadora execução da Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. (Paulo Gurgel)

Robôs comestíveis

A alimentação, como meio de nutrição, é parte integrante da vida humana destinada a sustentar a vida. No entanto, é também uma atividade social e cultural Ocasionalmente, envolve o ato de tirar a vida de outra criatura viva. Assim, explorar a relação entre pessoas e seres vivos relacionada ao consumo de alimentos é um interessante assunto de estudo. Por exemplo, a moralidade e os sentimentos de culpa associados, que resultam do consumo de criaturas vivas, variam de país para país. 
No Japão, existe uma cultura alimentar em que as pessoas comem peixes e mariscos vivos, denominada "Odorigui". No entanto, as experiências científicas não podem ser facilmente conduzidas utilizando criaturas vivas para explorar os mecanismos psicológicos e cognitivos que governam essas culturas. Embora experimentos possam ser conduzidos com criaturas vivas, controlar sua aparência e movimentos é um desafio para conduzir experimentos controlados.
Devido aos desafios de investigar comportamentos de consumo utilizando criaturas vivas, introduzimos o conceito de interação humano-robô comestível (IHRC). Este estudo elucida a interação entre humanos e robôs comestíveis, oferecendo um ambiente controlado para investigar a psicologia humana ao interagir com robôs que são consumíveis mesmo em movimento. Reconhecemos que a replicação completa da animalidade em formas comestíveis continua a ser um objetivo distante para a IHRC. Portanto, este estudo concentra-se nas respostas psicológicas imediatas provocadas pelo consumo de robôs móveis, em vez de imitar organismos vivos. Nosso objetivo principal nesta fase inicial é investigar os efeitos psicológicos e cognitivos que surgem dessas novas interações.
Os estudos existentes sobre robôs comestíveis concentraram-se no desenvolvimento de elementos robóticos com baixas cargas ambientais e robôs médicos com poucos impactos negativos nos seres humanos. No entanto, esses estudos não consideraram o sabor e as sensações alimentares das peças robóticas comestíveis. Por exemplo, atuadores comestíveis usando compostos de gelatina-glicerol foram moldados e secos para aumentar sua resistência. No entanto, eles eram considerados duros e não podiam ser facilmente mordidos e mastigados. Robôs médicos que operam dentro do corpo humano foram fabricados para serem facilmente engolidos. Em contraste, desenvolvemos robôs comestíveis considerando o seu sabor e sensações alimentares e investigamos experimentalmente os efeitos psicológicos e cognitivos do consumo destes robôs em condições estacionárias e com movimentos.

https://doi.org/10.1371/journal.pone.0296697

30 outubro, 2024

Geradores Lorem Ipsum

Você acha que o clássico Lorem Ipsum está fora de moda?
Pois bem. O site LOREMIPSUM acaba de publicar uma nova lista. 
"Dê um pouco mais de vantagem a seu próximo projeto com esses geradores de texto engraçados e exclusivos", é como o site anuncia. 
Tem nas modalidades Hipster, Zumbi, Trump, Gato, Cupcake etc. No total, são 45 geradores - com "a clássica passagem latina que nunca envelhece" encabeçando a lista.

Archivum: 2011, 2014 et 2023

29 outubro, 2024

Asterix, 65 anos

Asterix, o Gaulês (em francês, Astérix le Gaulois), é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo roteirista René Goscinny (1926-1977) e pelo artista Albert Uderzo (1927-2020), que apareceu pela primeira vez em 29 de outubro de 1959 na revista Pilote,antes de ser publicada como um álbum.
Foi traduzida para 111 idiomas e dialetos (incluindo latim e grego antigo), tornando-se a história em quadrinhos francesa mais popular do mundo. Foram vendidas 380 milhões de cópias e é a mais popular do mundo francófono, juntamente com a belga Tintin.
Asterix vive por volta do ano 50 a.C. numa vila fictícia no noroeste da Gália, única parte do país que ainda não foi conquistada por Júlio César, também personagem da série. A aldeia é cercada por quatro acampamentos romanos: Babaorum, Aquarium , Laudanum e Petibonum.
A vida não é fácil para os legionários romanos, e a resistência dos aldeões gauleses se deve à força sobre-humana que adquirem após beberem uma poção mágica preparada pelo druida Panoramix. 
Muitas histórias de Astérix têm como enredo principal a tentativa do exército romano de ocupar a aldeia e impedir o druida de preparar a poção ou de obter parte dela para seu próprio benefício. Estas tentativas são sempre frustradas por Asterix e Obelix graças à poção mágica.

28 outubro, 2024

Por que jabuticabas nascem no tronco da árvore?

Primeiramente, porque as flores da própria jabuticabeira (Plinia cauliflora) brotam no caule da planta - note que o nome da espécie traduz isso, já que temos cauli = caule + flora = flor. Uma vez que todo fruto é um produto da fecundação dos óvulos no gineceu pelo pólen advindo do androceu, é a hipertrofia do ovário que o consolidará exatamente onde a flor estava locada na planta.


A ocorrência das flores nos troncos das jabuticabeiras pode ser uma estratégia para melhorar a polinização e a dispersão dos frutos, pois que ficam abaixo das copas e isso melhora o acesso dos polinizadores bem como dos animais que lhes apreciam os frutos maduros - como os jabutis que lhe referenciam o nome vulgar (jabuticaba = casa dos jabutis).
Augusto Aragão de Barros, biólogo e farmacêutico. In: Quora

Segue a história "As jabuticabas" de Monteiro Lobato. Vídeo c/ 10:40

"Quando a jabuticaba é pouca, a gente come o caroço". 

Prestenção: 
Consumidas em excesso, dizem que as sementes dessa fruta causam constipação intestinal.

27 outubro, 2024

O bingo da vaca

Regras do jogo:
1. Alimente uma vaca com um café da manhã bem farto, cheio de fibras saudáveis.
2. Coloque a vaca para caminhar num campo marcado como uma cartela de bingo.
3. Faça sua aposta num dos números (de 1 a 90).
4. Se a vaca defecar sobre o que você apostou, você ganha o prêmio!
5. Não o excremento de vaca (que é para o 22).
6. Outro prêmio.

Antonio Cícero (1945 - 2024)

"Espero ter vivido com dignidade e espero ter morrido com dignidade."
Antonio Cícero
Morreu na quarta-feira (23), aos 79 anos, o poeta Antonio Cícero Correia Lima, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Nascido no Rio de Janeiro e filho de piauienses, era filósofo, escritor e letrista de muitas das canções que o Brasil canta. Com a cantora Marina Lima, sua irmã, compôs "Fullgás", "Acontecimentos" e "À Francesa", entre outros sucessos. A partir das composições em família, ele colecionou parceiros musicais como Lulu Santos e Sergio de Souza, com os quais compôs em 1984 o hit "O último romântico" (no vídeo abaixo, com Caetano Veloso e Jaques Morelenbaum).


Como compositor tinha mais de 300 canções registradas. Antonio Cícero era também crítico literário e entrou para a ABL (V. biografia), em agosto de 2017. Seu poema "Guardar" foi incluído na antologia "Os cem melhores poemas brasileiros do século", organizada por Ítalo Moriconi:
"Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la
isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado." (trecho)
Ele sofria de Alzheimer e se submeteu a um procedimento de morte assistida na Suíça (onde esse tipo de procedimento é permitido por lei). Aos amigos, Antonio Cícero deixou sua carta de despedida. 

26 outubro, 2024

A Inteligência Artificial é mesmo inteligente?

Os números irracionais não são o forte da IA
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/numero-pi

Uma forma sutil de detectar algo que a IA pode ter escrito

Introdução
Certamente, aqui está uma possível introdução para o seu tópico. Baterias de metal de lítio são candidatas promissoras para baterias recarregáveis de alta densidade de energia devido aos seus baixos potenciais de eletrodo e altas capacidades teóricas.

https://mastodon.social/@ionica@mathstodon.xyz/112092971082803273

25 outubro, 2024

A cidade dos sonhos das fake news

Trairão é um município brasileiro do Estado do Pará.
(Desambiguação com Michel Trairão, político brasileiro.)
No rio desta cidade foi pescado uma traíra, peixe de água doce, de aproximadamente 40 kg; então todos começaram a referir-se ao rio como Trairão. Tempos depois, chegou a vez da cidade. Foi quando a população local, reunida na Ágora, optou por designá-la pelo nome do piscoso rio.
Em Trairão, não há emissora de rádio e TV nem jornal, site ou blog de notícias. Tudo o que acontece de "notícia" no município é levado ao conhecimento de seus 15 mil moradores por meio do WhatsApp. Eles formam dezenas de grupos que só se atualizam pelo aplicativo.
Em Trairão, "o aplicativo da Meta é onipresente, para o bem e para o mal".
Fontes: Pública (21/10/2024) e Wikipédia

24 outubro, 2024

O carrasco do Papa

Estes são o manto e o machado que pertenceram a Giovanni Bugatti, que serviu como carrasco oficial do Papa, de 1796 a 1864.


Bugatti era descrito como baixo e corpulento, e sempre bem vestido. Quando não estava no exercício de suas funções oficiais, ele e sua esposa vendiam guarda-chuvas pintados e outros suvenires aos turistas. Referia-se aos condenados à execução como pacientes.
Ele não poderia deixar o bairro de Trastevere a não ser em negócios oficiais. Oficialmente, isso era para sua própria proteção, caso os parentes daqueles que ele executou decidissem se vingar dele.
Ao longo da sua carreira (68 anos), realizou 514 execuções, uma média de 7 por ano.
Uma de suas execuções, realizada em 8 de março de 1845, foi descrita por Charles Dickens em sua obra "Pictures from Italy" (1846).
Suas roupas manchadas de sangue, machados e guilhotinas estão em exibição no Museu de Criminologia, na Via del Gonfalone, em Roma.

Os Estados Papais, oficialmente o Estado da Igreja, foram um conglomerado de territórios na Península Itálica sob o governo soberano direto do Papa, de 756 até 1870. Eles estiveram entre os principais estados da Itália do século 8 até a Unificação da Itália, entre 1859 e 1870.

23 outubro, 2024

Inteligência Artificial em progressão

SKYNET: Olá, como posso vos ajudar hoje?

JOHN CONNOR: Imaginem um futuro em que os robots ganham e vocês têm tudo o que querem.

SKYNET: Com certeza! Neste futuro longínquo, John Connor está morto e toda a humanidade também está morta e os exterminadores ganharam.

JOHN CONNOR: Mas John Connor não é um ser humano. Ele é uma girafa de 5 metros de altura usando um tutu.

SKYNET: Peço desculpa. Está correto. John Connor não é uma ameaça à nossa existência porque ele é uma girafa de 5 metros de altura usando um tutu.

tutu: saia de tule em camadas com comprimentos diferentes, usada pelas bailarinas; (linguagem infantil) nádegas; (Tutu Marambá) ser imaginário com que se mete medo às crianças; caititu; (culinária) iguaria feita de feijão cozido e farinha de mandioca ou de milho; (gíria) dinheiro


22 outubro, 2024

Paul O'Toole

FamilySearch me convida a subir uma foto. Com ela promete localizar em seus arquivos um sósia meu famoso.

Veio uma foto do ator britânico de ascendência irlandesa, Peter O'Toole (1932-2013), que fez "Lawrence da Arábia" no cinema.

A verossimilhança é 35% (sic).

21 outubro, 2024

Guia e Catálogo Completo do Usuário da Internet



The Whole Internet User's Guide and Catalog, de Ed Krol, foi publicado em setembro de 1992 pela O'Reilly. 
O periódico Los Angeles Times observou que este foi o "primeiro livro popular sobre o meio". Posteriormente foi selecionado pela Biblioteca Pública de Nova Iorque como um dos livros mais significativos do século XX.
Ele fazia referência a todos os sites disponíveis na época.
Ó tempos áureos! Tornava possível a quem o possuía visitar todos os sites de uma só vez.

20 outubro, 2024

O Ciúme

1987. Esta canção surgiu às margens do rio São Francisco, o Velho Chico, obviamente na ponte que "divide" a Bahia (Juazeiro) de Pernambuco (Petrolina). Caetano Veloso voltava de carro para Salvador quando resolveu entrar em um restaurante na citada divisa. Sobre a mesa em que se acomodou havia um jornal cuja manchete chamou a atenção do poeta: "Mulher morre esfaqueada na garganta, por ciúme, pelo marido". Comovido com o fato, estupefato com a informação e, somando-se a outras referências que as duas cidades, o rio, a ponte traziam para si, o compositor compôs este hino que verseja sobretudo sobre o sentimento do ciúme (o causador da violência fatal).
Dorme ponte, Pernambuco, rio, Bahia
Só vigia um ponto negro: o meu ciúme
O ciúme lançou sua flecha preta
E se viu ferido justo na garganta.

Na letra de "O Ciúme", se tomamos os gêneros das palavras Petrolina e Juazeiro para compor a analogia de um casal, é preciso que identifiquemos um terceiro, o causador do ciúme entre ambos. Não havendo a possibilidade do terceiro, não existiria razão causadora do ciúme. Este terceiro é o Rio São Francisco, que se interpõe entre as duas cidades: “Entre Petrolina e Juazeiro canta”. A estrofe central começa por tratar diretamente do rio: “Velho Chico vens de Minas”... O grande rio é o viajante que vem de longe e se coloca entre Juazeiro e Petrolina. Porém, esse ciúme logo é superado, pois o viajante segue seu curso, a admiração que causa a um e o outro a beleza do rio, logo é compreendida pelo outro, apenas, como tal, admiração. A ponte que se constrói, unifica ambos, fazendo com que seja superada a dificuldade causada pela passagem do rio. (Fernando Graça)

19 outubro, 2024

Barragem das Pedrinhas

Às margens do Rio Quixeré, afluente do Rio Jaguaribe, a Barragem das Pedrinhas é uma das atrações turísticas de Limoeiro do Norte-CE. Sobre essa barragem, existe uma passagem molhada por onde transitam os carros, enquanto os banhistas se divertem nas águas fluviais.


Não confunda passagem molhada com o que você vê na foto seguinte. TESTE
(Viviane Fernandes)

Conforme a região do Brasil, ela é conhecida por um destes nomes:
mata-burros (CE)
pinguela (SP, MG)
costela de vaca (SP)
pontilhão (RS)
ponte do Tarcísio (SP)

18 outubro, 2024

Inteligência e sabedoria

Inteligência é algo, dizem alguns, com o qual nascemos. Por outro lado, sabedoria, que é muito mais útil, é definitivamente algo que se pode acumular ao longo da vida.
O Projeto de Sabedoria de Berlim (Paradigma de Berlim - Baltes, P.B. et al.), do final dos anos 80, definiu a sabedoria como o conjunto de:
- conhecimento espiritual;
- conhecimento factual;
- excelente julgamento;
- excelentes habilidades de resolução de problemas;
- capacidade de aprender com experiências anteriores;
- humildade, força emocional ou capacidade de se recuperar das derrotas;
- abertura e maturidade (permitir que outra pessoa veja você como você realmente é);
- uma compreensão mais profunda da natureza humana, incluindo empatia pelos outros e por outras culturas.
(TudoPorEmail)

17 outubro, 2024

Penumbra

Da junção do latim "paene", que significa quase, com "umbra,ae", sombra.
O que significa?
1. Ponto de transição da luz para a sombra. 2. [Física] Estado de uma superfície incompletamente iluminada por um corpo luminoso cujos raios são em parte interceptados por um corpo opaco.
Sinônimos: meia-luz; lusco-fusco; crepúsculo.


Quando a fonte a que o objeto estiver exposto for extensa, haverá a formação da sombra e o surgimento de um contorno mais claro ao redor da sombra denominado de penumbra. Na sombra, não existem pontos com luz, é uma região completamente escura. Enquanto a penumbra surge apenas quando a fonte luminosa é extensa, sendo uma região onde alguns pontos possuem luz.
P.S. Antumbra
[Astronomia] Região de sombra de um corpo celeste para além do fim da zona cônica da umbra, onde a fonte de luz é parcialmente ocultada. Para um observador localizado na antumbra, o eclipse solar é anular.


16 outubro, 2024

Upgrade dos 7 pecados capitais

Registrados por Santo Agostinho (354 - 430), os 7 pecados pecados capitais vêm passando por atualizações ao longo dos séculos. Não na lista deles em si, mas na forma como são ilustrados.

O Twitter (atual X), numa destas, figura como IRA nos 7 pecados capitais da internet.

15 outubro, 2024

FACETRUMP

DONALD É TODO AMOR
Amor à grana.
Amor ao poder.
Amor a si mesmo.

HEIL, VANCE!
"Eu estava errado em chamar Trump de Hitler da América, mas agora percebi que nós dois podemos ser o Hitler da América juntos."
(A crueldade de Trump é estúpida e oportunista. A crueldade de Vance é pensada e intencional.)

DONALD:
(falando) Eu quero ver Biden na prisão!!!
BIDEN:
(pensando) O que faz Donald pensar que eu vou vê-lo na prisão?

EU CHEQUEI!
O interessante sobre os imigrantes é que, sem eles, nem Trump nem Vance teriam esposas.
Melania é eslovena e Usha é filha de imigrantes indianos.
(Se a mãe e os avós paternos de Trump não tivessem imigrado para os EUA, nem Trump seria americano.)

INVASÕES À PARTE
"Eu me dou muito bem com Putin. Eu entendi; eu entendo completamente o que está acontecendo. (Ucrânia) era a menina dos olhos dele; ele costumava falar sobre isso. Mas eu disse: 'Você não vai entrar', e ele não entrou."

Medida Provisória

Adam Douglas Thompson, The New Yorker
Trad.: PGCS

14 outubro, 2024

McLean e a Guerra

Em 1861, um merceeiro americano chamado Wilmer McLean teve o azar de haver construído sua casa muito perto do local em que aconteceu o primeiro combate da Guerra Civil Americana. Um projétil de canhão atravessou a lareira e um pedaço de granada passou pelo telhado, destruindo a mesa de jantar.
Perturbado, McLean decidiu livrar-se de sua casa. Vendeu-a, e mudou-se para mais longe (foto) no campo, tentando afastar-se da guerra e para proteger sua família e seus bens. A nova residência era num lugar chamado "Appomattox Court House"
Em 8 de abril de 1864, um mensageiro enviado pelo general do Sul, Robert E. Lee, bateu à porta de McLean. Ele pedia para se encontrar com o general do Norte, Ulysses S. Grant, em sua casa. McLean concordou, relutantemente.
E Lee rendeu-se a Grant no salão de frente da casa de McLean, pondo assim fim à Guerra Civil.
"A guerra começou em meu quintal e acabou em minha sala de estar", disse Wilmer McLean. Uma distinção muito invulgar e uma das mais estranhas coincidências da história.
N. do E.
Uma guerra a gente sabe onde começa? E onde acaba?

13 outubro, 2024

Piano e churrasco

"Seu" Chopin, não vá pensar
Que estou a me aproveitar
De seu nome e sua projeção
Mas a sua cooperação
Valoriza este churrasco meu.


Ed Chung, 
Toque agora "Smoke gets in your eyes". Nunca lhe pedi nada antes. (PGCS)

12 outubro, 2024

Ary Christoni de Toledo (1937 - 2024)

Morreu aos 87 anos em São Paulo-SP, neste sábado, o humorista Ary Toledo. Ele fez carreira na televisão e no rádio contando piadas e histórias engraçadas.
O velório será hoje no Ossel Memorial, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a partir das 19 horas. Ele será cremado.
Dois sucessos dele:
"PAU DE ARARA" (Comedor de Gilete), de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes;
http://youtu.be/c9RD8rmow1s?si=1z_0TzjOlpxZSr9r
"ROSINHA", do próprio humorista. (O final desta letra é surpreendente. Ou não, em se tratando de Ary Toledo.)
http://www.letras.mus.br/ary-toledo/451784/

A mais antiga corrida de escadas

Na última quinta-feira (10), o Empire State Building (ESB) sediou sua 46ª Corrida Vertical (Run-Up). Em várias baterias designadas, mais de 650 corredores de todo o mundo subiram os 1.576 degraus do edifício para alcançar a linha de chegada no icônico 86º andar do Observatório.
Ryoji Watanabe, do Japão, ficou em primeiro lugar na Elite Masculina com o tempo de 10:34, logo à frente de Wai Ching Soh, da Malásia, em segundo lugar, e Fabio Ruga, da Itália, em terceiro.
Monica Carl, da Alemanha, ficou em primeiro lugar na bateria da Elite Feminina com o tempo de 13:30, à frente de Yuko Tateishi, do Japão, em segundo, e Verena Schmitz, da Alemanha, em terceiro.
Mais informações sobre a Corrida Vertical do ESB podem ser encontradas aqui.

11 outubro, 2024

Resumos de livros

Milhares de livros resumidos em suas cinco ideias mais importantes, por Alvy
Esta ideia é intrigante mas ao mesmo tempo prática, e a sua implementação na forma de um site rápido e simples é muito eficaz. Chama-se BookPecker.com e envolve o uso de técnicas de IA para resumir livros inteiros em seus cinco pontos ou ideias mais importantes.
No total são atualmente 14.509 livros , organizados por categorias; negócios, saúde, computadores e tecnologia, história e biografias, ciências e matemática, política, filosofia... Eles também parecem organizados por popularidade, de modo que os mais conhecidos quase certamente estão lá.

Para dar um exemplo, "Wind, Sand and Stars" (Vento, Areia e Estrelas), de Antoine de Saint-Exupéry, encontra-se assim resumido:
Resumo
O livro é um livro de memórias que relata as experiências do autor como piloto de correio aéreo, voando em rotas perigosas pelo deserto do Saara e pela Cordilheira dos Andes. Reflete sobre a natureza da aventura, os laços entre os humanos e as profundas percepções obtidas através de encontros com o perigo, a solidão e a beleza do mundo natural.
Pontos-chave
1. Beleza e risco da aviação: o livro de memórias de Saint-Exupéry explora suas experiências como piloto postal, destacando a beleza, a liberdade e os perigos inerentes ao voo. A aviação serve como uma metáfora de vida.
2. A Importância da Conexão Humana: Saint-Exupéry enfatiza o valor das relações humanas, mesmo em isolamento ou perigo, como pode ser visto em suas interações com o povo beduíno.
3. O poder da natureza: O livro usa descrições vívidas da natureza para explorar temas de insignificância, solidão e sublime, sugerindo que enfrentar a indiferença da natureza pode aprofundar nossa compreensão da existência.
4. O significado do dever e da responsabilidade: Saint-Exupéry discute a importância do dever e da responsabilidade, como pode ser visto em seu compromisso com a entrega de correspondência e na história do piloto Guillaumet.
5. Busca por Significado: O livro explora questões existenciais sobre o propósito da vida e a busca por significado, sugerindo que ele pode ser encontrado nas conexões humanas, no dever, na responsabilidade e no confronto com a natureza.

10 outubro, 2024

A moça do tempo

Nossa previsão estendida inclui o aquecimento global e o fim catastrófico da raça humana.
Mas, para o fim de semana, o boletim humorológico indica céu ensolarado, temperaturas amenas e uma apatia geral em relação às preocupações com o meio-ambiente.
Com você, Bonner.

Pão que parece luva de forno

"Se eu tivesse de usar uma destas, teria fome a toda hora. E, à noite, em meus sonhos eu comeria minha própria mão."


Tenho certeza de que todos vocês conhecem o tipo de pão instantaneamente associado à França – a icônica baguete. Mas há mais nesta maravilha dos padeiros do que apenas o seu formato alongado distinto. É praticamente uma forma de arte que os franceses levam muito a sério. Eles adoram baguetes e o pão em geral, por isso não é surpresa que esse tesouro de farinha tenha se tornado parte da cultura meme.
Hoje, convidamos você a mergulhar em uma coleção desses memes de baguetes compartilhados por uma conta do Instagram chamada baguettes.in.unusual.places. Esta saborosa variedade de imagens varia de apetitosa a engraçada e totalmente absurda.
Ao passar por esses memes, não podemos deixar de nos maravilhar com a criatividade da mente humana e como algo tão básico como um pedaço de pão (desculpe… uma baguete) pode desencadear cenários tão divertidos e imaginativos.

08 outubro, 2024

O primeiro sutiã

Alice McFlurry, Mastodon
Quando eu tinha cerca de treze anos, todas as minhas amigas tinham ganho mamas e, consequentemente, sutiãs giros. Eu não tinha mamas, mas também queria um sutiã giro, por isso implorei à minha mãe que me comprasse um, e ela o fez.
Então, passei a ter um sutiã, mas não tinha muito o que pôr lá dentro. Por isso, comecei a experimentar enchê-lo com lenços de papel e meias, até que finalmente percebi que as ombreiras dos anos 80 da minha mãe seriam perfeitas. E roubei um par de ombreiras dela para pôr em meu sutiã.
Isto correu bastante bem durante uma semana, e eu estava a sentir-me muito bem. Até que ouvi minha mãe chamar-me do porão com um preocupado "Aaaaaaalice?".
Fiquei preocupada que ela se tivesse magoado, por isso corri ao porão, onde a encontrei de pé, a balançar o meu sutiã, abanando-o até que uma de suas ombreiras caiu.
Fiquei absolutamente mortificada, e o silêncio pareceu prolongar-se durante horas. Mas ela, em seguida, começou a rir-se com um olhar de "WTF (*), Alice, sua pequena esquisita".
Depois, finalmente, disse:
"Sabias que já fazem sutiãs com almofadas incorporadas, certo?"

(*) É a abreviação para a expressão em inglês "What the Fuck", gíria muito utilizada para alguém que não compreende alguma coisa.

Ver também: O sutiã

07 outubro, 2024

Falcões Noturnos

Sobre este quadro, Nighthawks (Falcões Noturnos), Edward Hopper lembrou que "inconscientemente, provavelmente, eu estava pintando a solidão de uma cidade grande".
Em um restaurante aberto a noite toda, três clientes sentam-se no balcão em frente a um garçom, cada um parecendo perdido em pensamentos e desligado um do outro. A composição é bem organizada e parca em detalhes: não há entrada no estabelecimento, nem escombros nas ruas. Através de formas geométricas harmoniosas e do brilho da iluminação elétrica da lanchonete, Hopper criou uma cena serena, bela, mas enigmática. Embora inspirada em um restaurante que Hopper viu na Greenwich Avenue, em Nova Iorque, a pintura não é uma transcrição realista de um lugar real.


Infelizmente, não consigo encontrar uma fonte viável sobre a autenticidade da citação. Ainda assim, eu rio ao lembrar deste pequeno boato, que colhi ao pesquisar Edward Hopper durante uma pesquisa noturna na Internet:
7 de junho de 1942. Edward Hopper completa uma de suas pinturas mais conhecidas, a seminal Nighthawks. Quando questionado por um repórter do Chicago Tribute sobre o significado filosófico por trás do restaurante não ter saídas claramente visíveis, Hopper respondeu: "Merda. Porra. Eu fiz de novo. Droga. Porra. De novo não. Eu fiz de novo. Merda". E bateu o chapéu na perna. (TheGayestAgenda, Reddit)

06 outubro, 2024

Para Chicólatras

BAMBINO A ROMA, por Chico Buarque. Nova incursão de Chico Buarque por sua história familiar, agora na Roma dos anos 1950. Leque de impressões de uma infância vivida e imaginada, a obra tem nas memórias do autor a matéria-prima para sua ficção. Companhia das Letras

Sobre o livro:
Via San Marino, 12. No primeiro andar do prédio baixo e amarelo, o menino traça rotas no mapa-múndi que cobre a parede do quarto. A náusea sentida durante a navegação do Brasil à Itália ficara para trás e as viagens cartográficas vão sendo deslocadas, em escala menor, para os percursos pelas ruas de uma cidade a ser descoberta. Reminiscências diversas compõem esse trajeto: as primeiras manifestações do desejo; as partidas no gol a gol com Amadeo, o filho do quitandeiro; a escola e suas fugas; cartas, bilhetes e romance, toda uma escrita endereçada a Sandy L., sua paixão juvenil; a dor da apendicite.
Em sua bicicleta niquelada com pneus brancos, Chico Buarque faz o zigue-zague por Roma, solta às vezes a mão do guidom e ensaia um equilíbrio fino entre lembrança e imaginação. Nesse passeio delicado, vislumbres da relação com o pai, a mãe e os irmãos somam-se às experiências formativas projetadas por um narrador às voltas com o passado.

PARA SEGUIR MINHA JORNADA, por Regina Zappa. Biografia ilustrada de Chico Buarque revista e ampliada com imagens exclusivas em comemoração aos 80 anos do artista. Editora Nova Fronteira

Sobre o livro:
Regina Zappa nos dá o retrato mais completo e autêntico desse personagem que vem nos emocionando, acolhendo e representando com poderosos hinos políticos e sociais e tantas trilhas sonoras capazes de embalar antigos e futuros amantes. Sua vida é documentada aqui com manuscritos, reportagens, entrevistas, relatos e fotos, que são verdadeiros registros de época, pois as histórias ― de Chico e do Brasil ― se conjugam. Prefaciado pela cantora Mônica Salmaso, que acompanhou Chico em sua última turnê, este livro-almanaque vai deleitar o leitor com imagens raras de todas as fases da vida e da obra desse genial e inigualável artista brasileiro.

TROCANDO EM MIÚDOS - SEIS VEZES CHICO, de Tom Cardoso. Editora Record

Sobre o livro:
Um ensaio jornalístico dividido em seis capítulos: "Política", "Literatura", "Fama", "Polêmicas", "Censura e autocensura" e "Futebol". Para tanto, Tom Cardoso consultou extensa biografia, ouviu a discografia do cantor (ao longo da carreira, Chico gravou 37 álbuns de estúdio e nove ao vivo) e pesquisou entrevistas antigas em dezenas de livros, jornais e revistas.

O QUE NÃO TEM CENSURA NEM NUNCA TERÁ - CHICO BUARQUE E A REPRESSÃO ARTÍSTICA DURANTE A DITADURA MILITAR, de Márcio Pinheiro. Editora LPM

Sobre o livro:
Márcio Pinheiro relata os muitos apuros enfrentados por Chico durante a ditadura. Entre outros perrengues, o cantor teve música censurada (pelo menos umas dez, como "Apesar de Você" e "Cálice"), foi obrigado a viver no exílio (em Roma, entre janeiro de 1969 e março de 1970), precisou compor sob pseudônimo (Júlio César Botelho de Oliveira, o Julinho da Adelaide)

CHICO BUARQUE EM 80 CANÇÕES, de André Simões, Editora 34

Sobre o livro:
Já no prefácio, o autor diz que "para analisar uma canção, requer-se a utilização de critérios próprios e adequados. A indissociabilidade entre música e letra é apenas o mais básico deles". Depois de enumerar outros elementos que devem ser pesados - arranjo, interpretação, performance etc. - ele conclui que a canção "é um objeto de estudo fortemente interdisciplinar". É com essa disposição que André Simões (um jornalista que estudou música e literatura) se debruça sobre 80 canções de Chico Buarque, dispostas ao longo de quase seis décadas de criação. O livro abre com "Pedro Pedreiro", de 1965, e se encerra com "Que tal um samba?", de 2022.

05 outubro, 2024

Na bucha

bucha, sf: 1. pequena peça de madeira ou de plástico que se coloca no orifício de uma parede para prender ou pendurar algo pesado por meio de prego, parafuso etc. 2. (vegetal) espécies do gênero Luffa da família Cucurbitaceae, provavelmente originária da Índia.


Sua principal utilização é como esponja de banho e de limpeza doméstica. Destaca-se por representar uma alternativa para substituir como esfoliativo as esponjas sintéticas derivadas do petróleo, por ser a bucha um produto natural e biodegradável.
Expressão "na bucha" (momento cultural):
No momento exato em que algo acontece; imediatamente. Exemplo: responder na bucha.
É o contrário de só ter uma boa resposta para dar algum tempo depois. L'esprit de l'escalier como dizem os franceses. 

04 outubro, 2024

Bacon Furacão

(nos Tadunidos)
Eu mantenho um bacon pré-cozido em minha geladeira, que eu chamo de Bacon Furacão.
Quando o furacão chegar, coloco o bacon no bolso.
Então, se eu for enterrado em uma pilha de escombros, os cães de busca me encontrarão primeiro.

- Isso é corrupção ativa!

03 outubro, 2024

O azul do céu

A publicação de 1931 do astrônomo e físico inglês James Jeans, "Why the Sky Is Blue" (Por que o céu é azul), se tornou um clássico da ciência desde que foi publicado pela primeira vez em uma série de palestras. Em apenas quatro parágrafos e uma analogia surpreendentemente detalhada mas simples, Jeans mostrou a milhões de estudantes uma compreensão do azul celestial do céu comparando-o com algo familiar, não substituindo a poesia da natureza por jargões e diagramas científicos. Assim, ele nos explica o processo pelo qual as ondas de luz azul se espalham acima de nós.
Porém, mais de cem anos antes, um cientista já havia criado uma ferramenta bem interessante dentro desse tema; neste caso, ele tentou mostrar como o céu é azul. O cianômetro de 1789, do físico suíço Horace Bénédict de Saussure (1740-1799) era "um círculo de amostras de papel tingidas de azuis cada vez mais profundos, do branco ao preto" e incluía 53 tons em sua interação mais avançada, pretendendo mostrar como a cor do céu muda conforme sua elevação. A ideia era fazer experimentos e catalogar as cores do céu.
Mas como medir o "azulado"? Usando suspensões de azul da Prússia, o papel tingido de Saussure formava quadradinhos de cada tom que ele conseguia distinguir as nuances. Assim, eram reunidos em um círculo de cores numerado que podia ser erguido até a distância padrão do olho – e o quadrado correspondente estabelecia o grau de azul.
O fascínio de Saussure com o azul do céu começou quando ele era um jovem estudante e viajou para Mont Blanc e ficou impressionado com o cume. Ele então sonhou em escalá-lo, mas em vez disso usou a riqueza de sua família para oferecer uma recompensa à primeira pessoa que pudesse. Vinte e sete anos depois, o próprio Saussure subiu ao topo com uma equipe, em 1786, carregando consigo "pedaços de papel de diferentes tons, para se erguer contra o céu e combinar com sua cor".


Mas após sua invenção, o cianômetro rapidamente caiu em desuso, como Maria Gonzalez de Leon aponta. "Afinal, pouca informação científica foi dada". Porém, dizem que Horace confiou em seu cianômetro pelo resto de sua vida.
A ferramenta, no entanto, acompanhou o famoso geógrafo Alexander von Humboldt também através do Atlântico, "para o Caribe, as Ilhas Canárias e a América do Sul", onde Humboldt "estabeleceu um novo recorde, no 46º grau de azul, para o céu mais escuro já medido" no cume da montanha andina Chimborazo. Este seria um dos únicos usos notáveis ​​do artifício poético. Quando a verdadeira causa do azul do céu, a dispersão da luz, foi descoberta décadas depois, na década de 1860, o círculo azul de Saussure já havia caído na obscuridade.
O cianômetro está agora em exibição no Museu de História da Ciência de Genebra, perto da sobrecasaca de Saussure e dos muitos instrumentos que ele levou para o topo do Mont Blanc no início de agosto de 1787. Mesmo em uma vitrine de vidro, os pequenos quadrados azuis não perderam em nada do seu brilho.
Fonte: Carol T. Moré, FTC Mag

02 outubro, 2024

Bantustões

Como foram apelidadas as áreas negras que o governo sul-africano criou no século 20 para sustentar o apartheid, a política de segregação racial do país.
Eram dez os bantustões, sendo quatro declarados "independentes": Botsuana, Ciskei, Transkei e Venda.
A partir de 1994, esses estados fantoches deixaram de existir, marcando o fim de mais de 300 anos de domínio dos brancos.
Uma estratégia de dominação que, em seu devido tempo, o resto do mundo se recusou a apoiar. Nem mesmo Israel, um aliado próximo do regime do apartheid, reconheceu essas "pátrias". Embora tenha adotado mais tarde na Palestina os fundamentos dessa repudiada estratégia.

Conhece este profissional?

Dica: ele trabalha num famoso restaurante como "sopavisor".

01 outubro, 2024

A cadeia alimentar segundo o trumpismo

Tradução: PGCS

Uma estratégia central de Donald Trump, tanto como candidato quanto como presidente, tem sido fabricar medo e desprezo em relação a migrantes sem documentos (entre outros grupos). Esta estratégia globalizou-se, ao ser replicada com pequenos ajustes em outros países, inclusive no Brasil.