03 setembro, 2020

Pavão Mysteriozo

"Eles são muitos mas não podem voar."
Ednardo

Inspirada em um folheto de cordel da década de 1920, esta canção composta por Ednardo é a faixa-título do seu álbum "O Romance do Pavão Mysteriozo", de 1974. Trata-se de uma página do nosso cancioneiro em que tudo converge para ser a obra-prima que é: a melodia e a harmonia igualmente primorosas, a marcação rítmica de um maracatu cearense e a contação de uma aventura fantástica envolvendo uma ave mecânica.


O folheto de origem desta história tornou-se um dos maiores sucessos da literatura de cordel, tendo sido reeditado inúmeras vezes. Calcula-se que tenha vendido mais de 20 milhões de exemplares. Além da canção de Ednardo, o folheto inspirou também novelas de televisão e peça de teatro. E teve a história transposta para álbuns de histórias em quadrinhos (HQ), filmes e um audiovisual acessível.
Simbologia
"Qualificado como misterioso, o pavão é uma figura de significados mágicos. Sua presença na titulação não só registra sua participação na aventura, mas adverte quanto aos sentidos míticos do que se narra. O pavão insere-se numa complexa simbologia. Signo solar, do fogo, da beleza, do poder de transmutação, pela vistosidade de sua plumagem, é também conhecido, mitologicamente, como destruidor de serpentes (seres da obscuridade). Símbolo da paz, da prosperidade, da fertilização, sua morte tem o poder de trazer a chuva. Aparece como montaria em algumas mitologias e na tradição cristã é sinal de imortalidade. Como representação da dualidade psíquica do homem, o pavão conota as forças positivas, por todos os conteúdos que lhe são atribuídos."
Cronologia
1923 - Publicação do folheto de cordel por Melchíades Ferreira da Silva (provável autor: José Camelo de Melo Rezende)
1960 - Publicação do álbum (HQ) pela Editora Prelúdio
1974 - Lançamento do LP "O Romance do Pavão Mysteriozo" por Ednardo
1976 - Tema musical de abertura da novela "Saramandaia" da Rede Globo
1986 - Estreia como peça de teatro
2001 - Remasterização do LP de Ednardo para o formato CD
2006 - Curta-metragem "O Pavão Misterioso" pelo Núcleo de Animação de São Bernardo
2013 - Remake da novela "Saramandaia"
2014 - Longa-metragem "O Resgate do Pavão Misterioso" dirigido por Sílvio Toledo
2016 - Lançamento de "Romance do Pavão Misterioso" no formato de um audiovisual acessível.

=====================================================================

Ednardo:
"Na recente manifestação em desapreço à democracia brasileira, foram às raias da insanidade, gritando pelo fechamento do congresso, volta de regime militar, prisões no STF e outras demonstrações de ódio extremista, e subserviência de nosso país a outros governos. Seria de se esperar em evento deste tipo. Mas então colocaram a música Pavão Mysteriozo, gravada de meu disco e com minha voz, em um dos caminhões de som para o público cantar, como se eu tivesse dando um aval."

Nenhum comentário: