10 setembro, 2020

Latindo para sapos

Nesta foto de 25 de setembro de 2019, fornecida pelo zoológico de Fort Worth, Olaf é segurado por um guarda do zoológico.


SAN JUAN, Porto Rico (AP) - Olaf é o primeiro de mais de 300 sapos com crista que nasceram por fertilização in vitro. A especie deste sapo porto-riquenho encontra-se criticamente ameaçada, e uma equipe de cientistas americanos viajou para a cidade de Guayanilla, no sudoeste de Porto Rico, no ano passado, para coletar sêmen de seis sapos que depois foram soltos novamente na natureza.
Os cientistas tiveram o cuidado de selecionar os sapos maiores, que tinham os chamados "nupciais" nos polegares, porque isso indica maturidade sexual e os ajuda a agarrar as fêmeas, disse à Associated Press Diana Barber, curadora do zoológico de Fort Worth, no Texas.
"Extrair sêmen de sapos é normalmente fácil: eles o liberam na urina e costumam fazer xixi sempre que são capturados", explica Barber. Mas para estes sapos que não faziam xixi, outra tática foi usada.
"É meio estranho, mas se você segurá-los na mão, olhar para eles e latir feito um cachorro, eles urinam", acrescentou ela.

Nenhum comentário: