23 setembro, 2020

O Águia de Haia

1907 - Foi convidado para ser o representante brasileiro na Segunda Conferência da Paz, a ser realizada em Haia. Essa participação provocou muitos comentários favoráveis por seu desempenho e lhe rendeu o cognome o Águia de Haia.
1909 - Candidatou-se a presidente da República, disputando o pleito com Hermes da Fonseca. Essa disputa ficou conhecida como campanha civilista. Pronunciou discursos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
1910 - Continuou com a excursão eleitoral, pronunciando discursos na Bahia e em Minas. Obteve maioria de votos nas grandes cidades, porém perdeu no interior do país.
1914 - Fez um inflamado discurso no Senado contra a Noite do Corta-jaca, que havia acontecido em 26 de outubro no Palácio do Catete.
O maxixe é "a dança mais baixa, mais chula, mais grosseira de todas as danças selvagens, irmã gêmea do cateretê, do batuque e do samba". ~ Rui Barbosa

No livro "Rui Barbosa", de Maria Cristina Gomes Machado, com prefácio de Fernando Haddad, Coleção Educadores MEC (domíniopúblico.gov.br/download), o ilustrador desenhou o notável tribuno com asas no lugar dos bigodes.

Quem pode dizer o que será o noso cérebro daqui a milhões de anos, quando cada homem tiver uma cabeça tão grande que perto deles Rui Barbosa parecerá um microcéfalo?
(Microcéfalo quer dizer cabeça pequenininha.)
— Os homens do futuro terão de andar carregados em carrinhos, ou berços de rodas, como os nenês de hoje, por causa do peso da cabeça - sugeriu Emília. Já imaginei isso.
(Monteiro Lobato, "Serões da Dona Benta")

Nenhum comentário: