14 setembro, 2020

O país do céu escuro


O pequeno país Niue, uma ilha do Pacifico com pouco mais de 2 mil quilômetros quadrados e 1624 habitantes, se tornou o primeiro país do mundo a se tornar um International Dark Sky Place. O país recebeu da Associação Internacional do Céu Escuro esta acreditação formal. Isso significa que a visualização do céu é muito melhor por lá, o que é importante para a observação de planetas e estrelas.
O local (foto), entretanto, não é o primeiro a receber o título: já existem alguns pontos ao redor do globo terrestre com essa mesma designação, como o Parque Nacional do Grand Canyon, nos Estados Unidos. Ainda assim, essa é a primeira vez que um país inteiro recebe o título — e os moradores de lá parecem estar gostando.
"A Via Láctea, com as grandes e pequenas nuvens de Magalhães, e a constelação de Andrômeda são realmente um espetáculo de se ver", disse em um comunicado Felicity Bollen, CEO da agência Niue Tourism.
Os niueanos têm uma longa história de navegação guiada pelas estrelas e uma vida regulada por ciclos lunares e posições estelares. O conhecimento dos céus noturnos, mantido pelos anciãos da comunidade, vem sendo transmitido através das gerações. Os anciãos niuianos agora esperam que a paixão de aprender o posicionamento das estrelas seja reacesa nas gerações mais jovens.

A poluição luminosa
Os impactos biológicos, econômicos e astronômicos nas regiões em que esta forma de poluição acontece.

Nenhum comentário: