07 setembro, 2020

Cabanas para náufragos

Após uma série de naufrágios no século XIX, o governo da Nova Zelândia começou a estabelecer cabanas em ilhas subantárticas remotas para o uso de náufragos, que de outra forma poderiam morrer de fome ou por exposição ao frio. Eram depósitos periodicamente abastecidos com lenha, rações, roupas, equipamentos de caça e pesca, remédios e fósforos.


As cabanas provaram seu valor em 1908, quando 22 tripulantes do barque francês Presidente Félix Faure naufragaram nas Ilhas Antípodas. (1) Uma delas ajudou a sustentá-los até que eles pudessem sinalizar a um navio de guerra que passava na costa.
Esse projeto foi descontinuado após cerca de 1927, quando a tecnologia de rádio melhorou e a antiga rota clipper (2) ficou fora de uso.

Castaway Depots, Futility Closet

N. do E.
(1) Ilhas vulcânicas inóspitas e desabitadas no Oceano Pacífico, ao sul da Nova Zelândia. Os britânicos consideravam essas ilhas antípodas da Grã-Bretanha, embora na realidade sejam antípodas do norte da França.
(2) A rota clipper caiu em desuso comercial com o aparecimento dos navios movidos a vapor e pela abertura dos canais de Suez e do Panamá. Contudo, ela continua a ser o percurso mais rápido para velejar ao redor do mundo.

Nenhum comentário: