25 setembro, 2020

O homem que pediu munição ao inimigo

26 de julho de 1714. A Løvendals Gallej, uma fragata de 18 canhões, estava navegando ao largo de Lindesnes (um município da costa sul da Noruega), com bandeira holandesa, quando se deparou com um navio de bandeira britânica. Esse navio era o De Olbing Galley, uma fragata de 28 canhões disponibilizada pela Marinha Real para a Suécia.
Quando os dois navios se aproximaram um do outro com cautela, o Løvendals Gallej repentinamente ergueu sua verdadeira bandeira e o outro navio abriu fogo. Ocorrendo na sequência uma encarniçada batalha entre o Løvendals Gallej, capitaneado por Peter Jansen Wessel "Tordenskjold" (literalmente, Escudo do Trovão), e o De Olbing, capitaneado por Bactmann.
Os dois navios sofreram graves danos com os tiros (mas o Løvendals sofreu mais do que o De Olbing). E, devido à agressividade de Wessel, sua nave acabou sem munição... No entanto, ele ainda queria continuar o duelo. E então,
... Wessel baixou um barco e enviou-o com uma bandeira branca. O inglês pensou que fosse para negociar a rendição, mas ficou pasmo ao ouvir a real proposta do adversário: Wessel queria um carregamento de pólvora e balas de canhão para continuar a batalha. Obviamente, a proposta não foi aceita, mas eles trocaram brindes e elogios. Então, devido ao estado danificado dos dois navios, cada um seguiu seu próprio rumo.
Após esta batalha, Wessel foi submetido a uma corte marcial por determinação de Frederico IV, rei da Dinamarca.
Aconteceu o julgamento em novembro (do mesmo ano), e ele foi acusado de revelar ao inimigo sua situação precária e de colocar em risco um navio da Coroa ao desafiar um adversário mais bem armado. No entanto, o audacioso marinheiro foi absolvido. Tendo se defendido com uma seção do código naval dinamarquês que autorizava atacar os navios inimigos "em fuga", independentemente do tamanho.
E, se ele tinha sido audacioso naquela batalha, foi ainda mais ousado na cartada seguinte. Quando Wessel se aproximou do rei para pedir uma promoção, no que (de uma forma deveras surpreendente) foi atendido.
Em 1720, aos 30 anos, ele foi morto num duelo de espada com um coronel da Livônia a quem acusara de trapaça. Peter Jansen Wessel (enobrecido pelo nome "Tordenskjold ") é atualmente visto como uma figura heroica em dois países, tendo o nome mencionado no hino real dinamarquês e no hino nacional norueguês.

http://www.neatorama.com/2020/09/21/The-Man-Who-Asked-Ammunition-From-His-Enemy/
http://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Tordenskjold
http://www.amusingplanet.com/2020/09/the-audacity-of-peter-tordenskjold.html

Nenhum comentário: