18 setembro, 2020

Anna, de estenógrafa a editora

Anna Dostoyevskaya, por Laura Callaghan
(...) das esposas de escritores russos, sem dúvida a mais notável foi Anna Dostoievskaya (1846-1918), segunda esposa de Fiódor Dostoiévski.
A história de origem de seu amor parece, à primeira vista, ter sido tirado das páginas de um clássico literário russo - ela era uma estudante de estenografia, de 19 anos, que veio trabalhar para o já famoso escritor, de 45 anos.
No início, Anna considerou risível a ideia de um romance com Fiódor. "Nada pode transmitir a aparência lamentável de Fiódor Mikhailovich, quando o vi pela primeira vez", escreveu ela. "Ele parecia confuso, ansioso, impotente, solitário, irritado e quase doente." Ele, por sua vez, foi rápido em lhe propor casamento - mas ela recusou, citando seu desejo de "viver uma vida independente". Era um ideal que funcionava na família - sua irmã, Sofia Kovalevskaya, foi a primeira cientista russa e a jovem Anna, a primeira filatelista russa.
Quando eles acabaram se casando, o vício no jogo de Dostoiévski deixava a família endividada (o que ele tentou resolver inventando um sistema "infalível" para ganhar na roleta). Anna era claramente a chefe racional da família . Então, ela começou a revolucionar a indústria editorial ao transformar seu marido no primeiro autor autopublicado da Rússia, uma proposta ambiciosa e radical. Anna estudou meticulosamente o mercado de livros, pesquisou os melhores fornecedores do país, negociou com diretores de arte e planejou um plano de distribuição. Logo, Dostoiévski foi uma marca nacional. Hoje, muitos consideram Anna a primeira editora russa e a primeira empresária russa.

Extraído de: An illustrated celebration of the little-known mothers, brothers, friends, wives and other unsung champions behind geniuses, por Maria Popova.
Brain Pickings [1] [2]

Nenhum comentário: