11 setembro, 2020

Rumo à borda da Terra

06/09/2020 - Um casal de terraplanistas italianos se perdeu quando navegava no mar Mediterrâneo e precisou ser resgatado, segundo o jornal La Stampa. O objetivo da dupla era velejar até "o fim do mundo", ou seja, a "borda" onde o planeta acaba, para provar a teoria de que a Terra é plana.
O engraçado é o que eles tinham a bordo: a boa e velha bússola, que funciona de acordo com o magnetismo da Terra em sua versão científica (global, portanto).
Uma história boa para o FEBEATER, Festival de Besteiras que Assola a Terra.

Bússolas
Prof. Fernando Lang da Silveira:
De fato, uma bússola não aponta para polo algum. A orientação da agulha magnética é a orientação da linha de indução magnética onde a bússola está localizada. Esta orientação somente em casos muito especiais aponta para um polo magnético da Terra.
As bússolas utilizadas para a orientação – bússolas de declinação magnética – permitem que a agulha imantada gire em um plano horizontal. Desta forma, tais tipos de bússolas não são adequadas para detectar que o campo magnético da Terra não é horizontal (salvo em localizações muito especiais). Existem bússolas que permitem a agulha magnética girar no plano vertical, sendo usadas para medir a inclinação do campo magnético da Terra em relação à horizontal. A figura abaixo apresenta uma dessas antigas bússolas de inclinação magnética (semelhante a uma bússola que existe no IF-UFRGS).


Grosseiramente e por simplicidade didática pode-se dizer que o polo norte magnético da agulha aponta aproximadamente para o polo sul magnético da Terra e este se encontra próximo ao polo norte geográfico da Terra. Entretanto tal afirmação deve ser relativizada e complementada com os conceitos de inclinação magnética e declinação magnética, ambos essenciais para quem efetivamente quiser se orientar com uma bússola.
Aqui em Porto Alegre, o campo magnético da Terra está inclinado cerca de 40 graus com a horizontal. Em Macapá a inclinação é de apenas 2 graus e em Ushuaia é cerca de 50 graus. (*)
Neste endereço é possível se obter os ângulos de inclinação e declinação magnética em qualquer local do planeta: Find the magnetic declination at your location.
"Docendo discimus." (Sêneca)
(*) N. do E. Em Fortaleza a inclinação é cerca de 20 graus.

Nenhum comentário: