19 setembro, 2020

Farinha dá dor nas costas

Por prevenção, alguns amigos estão fazendo seus exames de rotina eavaliando o estado geral de saúde. Afinal de contas, não é todo mundo que pode usufruir décadas e décadas de vida impunemente. Então, temos que ficar atentos a diabetes, pressão alta, triglicerídios, colesterol, ácido úrico, dores no joelho, costas, nas articulações em geral, etc. etc. etc.
Enfim, mil etcéteras mais.
Nosso amigo foi a seu novo geriatra. O anterior se aposentou. Mas ele não está se acostumando muito com o geriatra atual. Diz que ele é muito brincalhão. Na consulta desta semana, o geriatra, ao se levantar para aferir a pressão do nosso amigo, deu uma "travada" com dor nas costas. E falou, quase gritando de dor:
- Ai, ai, ai... Minha coluna já está reclamando de novo. Sabe o que descobri? Farinha... Farinha faz muiito mal pra coluna.
- Farinha, doutor? Nunca ouvi falar!, exclamou nosso amigo, perplexo. - Pois é. Só descobri depois de muitos e muitos anos.
E contou como fez tão importante descoberta:
- Hoje estou formado e tenho uma certa tranquilidade com a profissão que consegui abraçar. Meu sonho. Mas não foi sempre assim. Morava no interior, e era um tio que ajudava nas minhas despesas com escola e mais alguns trocados para diversão. Foi ele, afinal, que custeou todo o período de universidade. Ele vendia farinha e eu ajudava, depois da aula, nas entregas. Ás vezes chegava, ainda com fome, e tinha que carregar e descarregar a carroça com sacos e sacos de farinha...
- Aí, com fome, comia escondido a farinha do tio???, meu amigo arriscou a pergunta.
- Não, nada disso. Meu tio dava o lanche. Era o saco de farinha, mesmo. Eu sempre me considerei muito forte, mas aqueles pesos acabaram com minha coluna. E só descobri isso depois de muiitos anos!, e riu a não mais poder.
"Ninguém merece", pensou meu amigo, rindo também.
Fernando Gurgel Filho
N. do E.
Arroz também dá dor nas costas. Mas, vamos e venhamos, carregar arroz tem mais futuro.

Nenhum comentário: