14 abril, 2019

Formas Artísticas da Natureza

Ciência e arte - uma lacuna, alguns podem dizer um abismo, sempre existiu entre elas. Então, ocasionalmente, apenas de vez em quando, surge alguém que tenta (e consegue) suprimir essa lacuna. Assim foi com o alemão Ernst Haeckel quando, em 1899, ele começou a publicar sua obra "Art Forms of Nature"("Kunstformen der Natur", em seu alemão nativo).
Contemporâneo de Darwin, Haeckel mudaria, através de suas impressões litográficas, o modo como muitos consideravam a relação entre arte e ciência.



Ernst Haeckel (1834 — 1919)
Foi médico, naturalista e um artista versado em ilustração que se tornaria professor em anatomia comparada.  Descreveu e nomeou muitas espécies, mapeou uma árvore genealógica que relacionou as diferentes formas de vida e ajudou a popularizar o trabalho de Charles Darwin. Propôs alguns termos frequentemente utilizados em ciência como filo, ecologia, antropogenia e filogenia, e ampliou as ideias de seu mentor, Johannes Müller, argumentando que os estágios embrionários em um animal recapitulam a história de sua evolução, isto é, que a ontogenia seria uma recapitulação da filogenia.

Nenhum comentário: