24 abril, 2019

O Homem Sobretudo

Ele é um marchand de sucesso e sua própria galeria
Nas vernissages em Moscou e São Petersburgo é comum encontrar este homem (foto) que usa um sobretudo até mesmo no verão. Como um exibicionista pronto para se expor, ele abre bem o casaco para revelar... arte. O forro de seu sobretudo está sempre coberto de pequenas pinturas ou desenhos, assim como as paredes de um museu. Esta é a itinerante Galeria Sobretudo, que já existe há mais de 20 anos.
A galeria consiste em apenas um homem, o artista fanfarrão Aleksandr Petrelli. Natural de Odessa, na Ucrânia, Petrelli se mudou para Moscou nos anos 1990. Por volta dessa época, as pessoas começaram a chamá-lo pelo apelido "Karman" (Bolso), que pegou desde então como uma espécie de segundo nome. Ele dá as cartas com seu casaco nos principais museus, incluindo o Museu Estatal Púchkin de Belas Artes e a Galeria Tretyakov, bem como aberturas de exposições em galerias.
Esta galeria itinerante, que começou como uma performance irônica, é um dos espaços de exposição mais duradouros do mercado de arte contemporânea na Rússia. Apenas um punhado de galerias em Moscou sobreviveu de meados da década de 1990 até os dias atuais, e a Sobretudo é uma delas. Com mais de 500 exposições em 23 anos e mais de 130 artistas que criaram trabalhos especialmente para esse meio – entre eles, clássicos como Viktor Pivovarov, Vadim Zakharov, Andrei Filippov e Zurab Tsereteli – isso representa, sem dúvida, um recorde absoluto.

A banda de um homem só

Nenhum comentário: