26 abril, 2019

O Conde Lucanor - 4

O Conde é uma obra narrativa da literatura espanhola medieval, escrita entre 1330 e 1335 por Don Juan Manuel, príncipe de Villena e neto do rei Fernando III de Castela. O seu título castelhano completo é "Libro de los ejemplos del conde Lucanor y de Patronio".
O livro consiste de cinco partes, a mais conhecido das quais é uma série de 51 exempla (plural de exemplum) ou histórias moralizantes tiradas de várias fontes, como Esopo e outros contos clássicos e tradicionais.
A finalidade didático-moral é a marca do livro. O conde, começa a conversa dando ciência a seu conselheiro Patrônio de um problema ("Um homem me fez uma proposta ...") e solicitando um parecer para resolvê-lo. Patrônio sempre responde com grande humildade, garantindo não ser necessário dar conselhos a uma pessoa tão ilustre como o conde, mas oferecendo-se para contar uma história da qual se pode tirar uma lição para resolver o problema.
Cada capítulo termina mais ou menos da mesma maneira, com pequenas variações, com um dístico que condensa a moral da história.
Conto IV - O que, ao morrer, disse um genovês à sua alma
Don Juan Manuel
Tradução PGCS
Um dia, o Conde Lucanor falava com seu conselheiro Patrônio e disse-lhe o seguinte:
— Patrônio, graças a Deus, eu tenho minhas terras bem cultivadas e pacificadas, assim como de tudo que preciso de acordo com meu estado e, por sorte, talvez mais, de acordo com meus colegas e vizinhos, alguns dos quais me aconselham a começar um negócio de certo risco. Mas, embora eu sinta grande desejo de fazê-lo, por causa da confiança que tenho em você, eu não queria começá-lo até me aconselhar com você sobre o que fazer nesse assunto.
— Senhor Conde Lucanor, disse Patrônio, para você fazer o que for mais conveniente, eu gostaria muito de lhe contar o que aconteceu com um genovês.
O conde pediu que ele fizesse isso.
Patrônio começou:
— Senhor Conde Lucanor, havia um genovês muito rico e muito afortunado, na opinião de seus vizinhos. Este genovês ficou seriamente doente e, percebendo que estava morrendo, reuniu parentes e amigos e, quando chegaram, mandou chamar sua esposa e filhos; Ele se sentou em uma sala muito bonita de onde o mar e a costa podiam ser vistos. Ele trouxe as suas joias e riquezas e, quando as teve perto, começou a gracejar com sua alma:
"Alma, bem vejo que você quer deixar-me e não sei porquê, pois se busca minha esposa e filhos, aqui os tem tão maravilhosos que pode se sentir satisfeita; se busca parentes e amigos, aqui também os tem, muitos e muito distintos; se busca prata, ouro, pedras preciosas, joias, tapeçarias, mercadorias para o tráfego, aqui você os tem em tal quantidade que nunca cobiçará mais; se busca navios e galés que produzem riqueza e aumentam sua honra, lá estão eles, no porto visto desta sala; se busca terras férteis e jardins, que também são frescos e agradáveis, eles estão sob essas janelas; se você quer cavalos e mulas e aves e cães para a caça e para o seu divertimento, e até mesmo menestréis para acompanhá-lo e distraí-lo; se busca uma casa suntuosa, bem equipada com camas e estrados e quantas coisas sejam necessárias, você não vai perder nada. E desde que você não está satisfeita com tantos bens nem deseja apreciá-los, é evidente que você não os quer. Se, então, prefere ir em busca do desconhecido, vá com a ira de Deus, que será muito néscio quem se aflija pelo mal que lhe suceder."
— E você, Sr. Conde Lucanor, graças a Deus está em paz, com bem e com honra, eu acho que não será sábio arriscar o que agora possui para começar o negócio que foi aconselhado, porque talvez esses conselheiros lhe digam isso porque eles sabem que, uma vez que se envolva nesse assunto, ao fazer o que eles querem seguindo a vontade deles, enquanto que agora que você está em paz, eles que seguem a sua vontade. E talvez pensem que assim conseguirão prosperar, o que não conseguiriam enquanto você vive em paz, como o que sucedeu ao genovês com sua alma. É por isso que eu prefiro aconselhá-lo que, enquanto você pode viver com paz e sossego, sem perder nada, não se junte a uma empresa onde você tem que arriscar tudo.
O Conde ficou muito satisfeito com este conselho dado por Patrônio, agiu de acordo com ele e obteve resultados muito bons.
E quando Dom Juan ouviu esta história, considerou-a boa, mas não quis fazer versos novamente, porém terminou com este dito que foi difundido entre as mulheres idosas de Castela:
Quem estiver bem sentado, não se levante.

www.cervantesvirtual.com

Nenhum comentário: