09 abril, 2019

Curiosidades sobre trabalhar numa biblioteca

Você vai ter que lidar com pessoas que esquecem o tamanho do acervo de uma biblioteca. Um usuário perguntar por um “livro que tem uma capa amarela” não é lenda, acontece com mais frequência do que se imagina.

E se surpreender com o que a gente pensa das pessoas também. Moradores de rua pegam livros emprestados e são os melhores usuários no que diz respeito à devolução no prazo.

E às vezes só confirmar coisas que você talvez desconfiasse. "Concurseiros" são os usuários mais chatos, pedem silêncio O TEMPO INTEIRO.

Alguém disse "choque de gerações"? Muitos, mas muitos adolescentes, quando a gente pede o e-mail no cadastro, perguntam se serve o Facebook. O jovem não tem mais e-mail.

Tem umas pessoas que sinceramente, né? Um cara devolveu um livro com TODAS AS PÁGINAS DOBRADAS. Pedi que não fizesse mais isso e, sim, ele fez. Ganhou suspensão.

Se você já parou para se perguntar qual é o livro que mais sai, aqui está a sua resposta! "O diário de Anne Frank" não para na estante, mal chega e alguém já pega emprestado.

E, sim, "A menina que roubava livros" é roubado o tempo todo. Roubaram TODOS OS EXEMPLARES (4) da menina que roubava livros.

Legal que você queira doar uns livros, mas uma biblioteca tem total autonomia de aceitar só o que fizer sentido para o acervo. Não somos obrigados a aceitar todas as doações que querem fazer, por favor entendam. Não somos depósito.

E, às vezes, uma pessoa que trabalha em uma biblioteca até passa da conta para proteger esse acervo, sabe. Já escondi um livro que não era mais editado e é super difícil de encontrar de uma usuária porque desconfiei dela. Ranganathan que me perdoe.

É cada coisa que pode iniciar uma confusão dentro de uma biblioteca. Houve uma confusão entre dois usuários porque um deles preencheu todas as palavras cruzadas do jornal.

Protejam as bibliotecas, elas são recintos de conhecimento, acolhimento, desenvolvimento pessoal e basicamente pura mágica. APROVEITANDO pra fazer um apelo: valorizem e lutem pelas bibliotecas públicas, gente. São espaços democráticos, de inclusão social, que promovem lazer, cidadania e conhecimento. Elas oferecem serviços importantes para a população, não só livros, como vocês podem ver aqui.

@anadotelhado, via BuzzFeed

Nenhum comentário: