18 abril, 2019

Uma história do mundo em 6 copos

CERVEJA, VINHO, BEBIDAS ESPIRITUOSAS, CAFÉ, CHÁ E COCA-COLA
  • Os escravos egípcios eram pagos em cerveja (e hidromel?).
  • O comércio de vinho espalhou a cultura grega (e depois romana) em todo o mundo conhecido.
  • Bebidas destiladas dirigiram a Era dos Descobrimentos, incluindo o tráfico de escravos para o Novo Mundo.
  • O café alimentou a Era da Razão e o pensamento revolucionário.
  • O comércio de chá moldou a política britânica no auge de sua influência.
  • Coca Cola é indiscutivelmente o grande símbolo da Era da Globalização.
Para entender a história do mundo, não é necessário entender o papel das bebidas, mas certamente ajuda. Uma história do mundo em 6 copos pelo historiador Tom Standage conta a história da humanidade desde a idade da pedra até o século XXI através da lente da cerveja, vinho, bebidas alcoólicas, café, chá e cola.
História do Mundo em 6 Copos (audiobook)
O livro orienta o leitor através do desenvolvimento dessas seis bebidas e mostra como cada uma delas desempenhou um papel importante em seu período. Frequentemente, Standage ressalta que essas bebidas (com exceção da cola) eram populares porque ajudavam a prevenir doenças, geralmente devido às suas propriedades antibacterianas, ou porque a água era fervida durante a preparação. Mas, como prova a cola, é evidente que os efeitos das bebidas sobre as funções mentais tinham tanto a ver com sua propagação quanto seus efeitos sobre a saúde.
Às vezes, os laços históricos do autor parecem tênues, colocados no lugar simplesmente para preencher o espaço. Isso ficou especialmente evidente durante as conversas sobre o café, em que grande parte delas se concentrou em torno dos eventos históricos que ocorreram em relação ao local de atendimento do que seus efeitos reais sobre a história.
Isso contrasta com as histórias das bebidas alcoólicas que, na verdade, fazem uma diferença histórica tangível: a cerveja mantinha os humanos alimentados nas primeiras cidades; o comércio do vinho espalhou o pensamento grego por todo o mundo conhecido; os destilados permitiram que as viagens de longo prazo se tornassem eventos comuns. Isso não quer dizer que outras partes da obra sejam enfadonhas, como a história da Companhia Britânica das Índias Orientais e suas operações de chá em todo o mundo, que é maravilhosa, assim como a história dos refrigerantes e da associação da Coca Cola com a cultura americana durante o "American Century".
http://gnorb.net/2137/beer-wine-spirits-coffee-tea-and-coca-cola-a-history-of-the-world-in-6-glasses

A construção das pirâmides do Antigo Egito

Nenhum comentário: