10 abril, 2019

O oráculo das horas

Pedimos para que ele retirasse tudo que estivesse na extremidade dessa corrente, que nos pareceu ser um globo, metade prata, e a outra metade de um metal transparente; do lado transparente nós vimos certas figuras estranhas desenhadas de modo circular, e embora pudéssemos tocá-las, até que percebemos que os nossos dedos foram retidos por uma substância transparente. Ele pôs este mecanismo em nossos ouvidos, que fazia um ruído contínuo, como o de um moinho d’água: e pensamos que fosse de algum animal desconhecido, ou a divindade por ele adorada; mas nós tendemos mais para esta última opinião, porque ele nos garantiu, (se nós o entendemos direito, pois ele se expressava muito imperfeitamente) que ele raramente fazia alguma coisa sem consultá-lo.

- Viagens de Gulliver, Jonathan Swift

Por volta de 1504, Peter Henlein, na cidade de Nuremberg, fabricou o primeiro relógio de bolso. Era de ferro, com pelo de porco e utilizava-se do princípio da "mola espiral" com corda para quarenta horas.
Foi, em muitos países, principalmente na Europa, o ponto de partida para o surgimento da indústria relojoeira e de outros inventos.

Nenhum comentário: