03 abril, 2019

Construindo o Impossível

O holandês Cornelis Jacobszoon Drebbel (1572 - 7 de novembro de 1633) foi o construtor do primeiro submarino navegável.
Em 1620, usando o projeto de William Bourne, de 1578, ele fabricou para a Marinha Real Inglesa um submarino dirigível com uma estrutura de madeira coberta de couro. Entre 1620 e 1624, Drebbel construiu e testou com sucesso mais dois submarinos, cada um maior que o anterior.
O modelo final (terceiro) tinha 6 remos e podia transportar 16 passageiros. Este modelo foi demonstrado para o rei James I pessoalmente e para os vários milhares de londrinos que se aglomeraram nas margens do rio Tâmisa. O submarino ficou submerso por três horas e pôde viajar de Westminster até Greenwich e voltar, a uma profundidade de 12 a 15 pés (4 a 5 metros). Drebbel até levou James neste submarino em um dos testes de mergulho, fazendo de James I o primeiro monarca a viajar debaixo d'água.


Este submarino foi testado muitas vezes no Tâmisa, mas não o bastante para atrair o entusiasmo do almirantado e nunca foi usado em combate.
Mais recentemente, foi sugerido que os relatos contemporâneos de seus testes continham elementos significativos de exagero e o submarino era, no máximo, um semi-submersível capaz de viajar no Tâmisa pela força da correnteza.
Em 2002, o construtor de barcos Mark Edwards construiu um submarino de madeira baseado na versão original de Drebbel. Este submarino do construtor britânico foi exibido no programa de TV Building the Impossible (BBC) do mesmo ano.
[https://en.wikipedia.org/wiki/Cornelis_Drebbel]

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